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Encerramento do Festival Gastronômico de Prado celebra resultados e anuncia nova edição
O Palácio do Turismo de Prado foi palco de uma noite marcada por emoção, reconhecimento e conquistas. Autoridades, empresários e representantes do setor gastronômico se reuniram para o encerramento da 19ª edição do Festival Gastronômico e Cultural, um dos eventos mais esperados do calendário pradense, que em 2025 consolidou seu papel como motor da economia e vitrine da criatividade local.

Os números apresentados confirmaram o sucesso da edição: mais de R$ 2 milhões em faturamento, 61 estabelecimentos participantes, 7.300 pratos vendidos e mais de 130 novos postos de trabalho gerados. Além do impacto nos restaurantes, o festival movimentou as Feiras da Economia Criativa e Solidária, com R$ 34 mil em vendas, e as queijarias artesanais, que somaram R$ 12 mil. O evento também alcançou ampla visibilidade, com mais de 90 inserções na imprensa e cerca de R$ 802 mil em mídia espontânea.

Durante o encontro, a secretária de Turismo, Esporte e Cultura, Iracema Ribeiro, destacou o empenho coletivo que marcou a edição. “Estamos aqui reunidos para apresentar os resultados dessa edição incrível, que aqueceu a economia e mostrou a força da nossa cidade”, afirmou.

Para a analista do Sebrae, Taísa Cancela, o momento foi de celebração e reconhecimento. “Hoje é o momento de celebrar os resultados do festival e de valorizar quem faz tudo isso acontecer: os empresários. Eles serviram tão bem, agradaram tanto aos clientes e turistas, que agora é hora de serem servidos. Temos dados fantásticos — mais de dois milhões em faturamento e 91% de aprovação do público. Cada edição traz algo a mais, e com certeza a próxima, que marcará os 20 anos do evento, será ainda melhor”, destacou.

A presidente da Aprhope, Carol Silva, reforçou o compromisso do festival com o desenvolvimento local e a sustentabilidade. “O Festival vem cumprindo seu compromisso de valorizar o comércio local, movimentando a cidade também fora da alta temporada. Este ano, um ponto muito importante foi a valorização da sustentabilidade — um tema global que o Prado abraçou com seriedade. Estamos firmando o compromisso da cidade não apenas com o turismo gastronômico, mas também com um turismo sustentável, o que é de suma importância”, ressaltou.

Entre as homenagens, o prêmio Destaques Sustentabilidade reconheceu iniciativas como o “Para Cada Delivery, Uma Muda”, do Japa do Beco; o uso de energia solar e compostagem do Mangata Gastronomia; e o projeto “Do Prato à Horta”, do Sorriso Baiano, que uniu criatividade e consciência ambiental.

Representando os participantes, a proprietária do Restaurante Armazém comemorou o sucesso de seu prato. “Roda de Feira foi o mais vendido de todas as edições. Nossa equipe se dedicou intensamente e o público respondeu com carinho e presença. Foi, sem dúvida, um festival inesquecível.”

O prefeito Gilvan Produções celebrou o sucesso do festival e agradeceu aos parceiros. “Só tenho que agradecer a todos que contribuíram para que esse evento se tornasse grandioso. E já deixo o convite para 2026, quando viveremos o maior e melhor Festival Gastronômico da história do Prado”, declarou.

A cerimônia encerrou com o anúncio do novo tema: “2026 – 20 anos de muita história e sabor”, abrindo caminho para uma edição comemorativa que promete ser ainda mais marcante. Prado se despede do festival deste ano com a sensação de dever cumprido e o entusiasmo renovado para o próximo encontro, onde o sabor e a tradição seguirão lado a lado, inspirando o futuro da gastronomia regional.


