Educação em foco: Teixeira de Freitas participa do 1º Ciclo Formativo do Programa Bahia Alfabetizada Criança

Na manhã desta segunda-feira, 18 de agosto, o secretário municipal de Educação de Teixeira de Freitas, Edinaldo Rezende, participou do ato inicial do Programa Bahia Alfabetizada Criança, que marca o início das formações voltadas para a alfabetização na idade certa. A cerimônia reuniu os profissionais da educação que atuarão como formadores multiplicadores no município.
O encontro contou com a presença da diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 07), Maria Dias; do diretor do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor Douglas Santos; da professora Samantha Neres, Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Articuladores do Renalfa, as formadoras regionais, formadoras municipais, além das profissionais diretamente envolvidos com o desenvolvimento do programa no município.

A iniciativa, que também teve início simultaneamente em outros municípios baianos, integra uma ação coordenada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Lançado na última semana, o Programa Bahia Alfabetizada Criança tem como objetivo fortalecer o apoio às gestões municipais na busca pela alfabetização na idade adequada e a recomposição das aprendizagens. O programa prevê suporte técnico, pedagógico e financeiro.
Nesta etapa, o Iº Ciclo Formativo dos Formadores Municipais abrange representantes de 18 dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), entre eles o de Teixeira de Freitas, além dos municípios de Caetité, Macaúbas, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Irecê, Jacobina, Serrinha, Amargosa, Seabra, Itaberaba, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Alagoinhas e Salvador.
A participação de Teixeira de Freitas nessa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em acolher seus educadores, conhecer as necessidades pedagógicas da rede e educar com excelência, em consonância com os desafios e metas estabelecidos para o desenvolvimento da educação pública de qualidade.