Cultura

Diocese celebra abertura do Ano Jubilar: “Avancem para as águas mais profundas”

19/07/2021 - 15h34Por: Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas

Com muita alegria, o povo da Diocese Teixeira de Freitas-Caravelas/BA se reuniu neste domingo, dia 18 de Julho de 2021, para dar início ao Ano Jubilar Diocesano. A abertura foi feita por meio de uma Missa realizada na Igreja Matriz de São José Operário – Teixeira de Freitas, às 09h30min, presidida pelo Reverendíssimo e Excelentíssimo Dom Jailton de Oliveira Lino, bispo diocesano, e concelebrada pelo clero diocesano. Em virtude da pandemia de Covid-19, a celebração contou com um número reduzido de fiéis, tendo a participação de representantes das paróquias da diocese, assim como, religiosos(as), consagrados(as) e seminaristas.

Este Ano Jubilar ocorre em comemoração aos 60 anos de criação dessa Igreja Particular a serem celebrados em 23 de Julho de 2022, com a Missa de encerramento. O lema escolhido para este jubileu: “Avancem para as águas mais profundas”.

No início da Celebração, o Reverendíssimo Padre Roberto, Chanceler do bispado, leu o Decreto de Abertura do Ano Jubilar na Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, que foi dado e passado nesta Cúria Diocesana, aos 29 de junho de 2021, na Solenidade de São Pedro e São Paulo. Confira o edital na íntegra. Em seguida, Dom Jailton, recebeu das mãos do casal Ali Abutrabe Neto e Cida Venturim, o Círio Jubilar onde foi aceso.

Dom Jailton antes de proferir a homilia, saudou o clero diocesano que estava presente, assim como os padres que por motivos de saúde não puderam estar, e uma saudação também ao Padre Jan Gabriel, que está fazendo um estágio em uma paróquia no norte da Itália. Saudou também os Irmãos e Irmãs da vida religiosa, que foram os operários e as operárias da Evangelização das primeiras horas na nossa diocese. Saudou a Irmã Provincial da Congregação de Notre Dame, que veio do Sul para participar deste momento. Saudou os seminaristas. Depois, as autoridades presentes. Uma saudação toda especial a todos os coordenadores de pastorais e movimentos, que estavam presentes e os que não puderam estar em função da pandemia, pelo belo trabalho realizado na nossa diocese. Por fim, os vários amigos da Itália e da Alemanha que estavam acompanhando a celebração e, sobretudo aos internautas que estiveram assistindo pelas redes sociais diocesanas e paroquiais além do público ouvinte das emissoras de rádio: Sucesso FM (104,9), Terramar FM – Itamaraju (91,3), e Rádio 3 Corações FM – Itabatã (97.5).

Em sua homilia, Dom Jailton contou sobre a criação da Diocese, e sobre a origem da celebração de um Jubileu. “O Jubileu na nossa tradição católica tem duração de um ano, e consistia no perdão dos pecados daqueles que cumprem certas disposições eclesiais estabelecidas pelo Papa, em sua proclamação das indulgências aos fiéis”. Falou também sobre a complexidade do tempo que estamos vivendo, “Estamos em alto mar com turbulências e tempestades, mas é preciso chegar ao Porto Seguro”. E explicou o motivo da escolha da matriz de São José para receber a Missa de Abertura do Ano Jubilar, razão de estarmos no Ano de São José. Por fim, informou que teremos um ano intenso de celebrações, e que somos convidados a avançarmos para águas mais profundas.

Após o rito Eucarístico, Padre Ronaldo, ecônomo da Diocese, convidou a comunidade a contribuir com a Diocese, seja adquirindo a camisa do Jubileu – Campanha do Jubileu, assim como, por meio da Campanha “A Catedral é nossa”, que visa reunir recursos para a reforma da Catedral, unida a Campanha do Jubileu. Assim, será feita uma Ação entre Amigos. É uma maneira dos leigos poderem contribuir com a nossa diocese.

Dom Jailton agradeceu a comissão do Jubileu, que vem trabalhando para organizar o Ano Jubilar, assim como, todos as subcomissões que estão trabalhando. Agradeceu o Padre Rogério, padre da São José, por receber essa celebração Eucarística. Agradeceu a três instituições da Europa que tem auxiliado muito desde que o bispo chegou na Diocese, em especial à ACN Internacional com a doação de recursos que proporcionou a aquisição de vários equipamentos que estão sendo inaugurados hoje pela PASCOM – Pastoral da Comunicação.

ENTREGA DAS VELAS PARA PARÓQUIAS DE CADA FORANIA:

Um momento especial da Celebração Eucarística, conduzido pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Leônidas, foi a entrega do Cìrio do Jubileu para os representantes das paróquias das Foranias da Nossa Diocese. O Círio do Jubileu, representa a nossa esperança e o fervor da nossa fé. A entrega foi feito pelo bispo diocesano. A primeira forania foi a São José. Em seguida, foi chamada a Forania Santo Antônio. Depois foi a vez da Forania Imaculada Conceição. E por fim, a Forania São Pedro, que é a forania anfitriã. Logo após, foi entregue o Círio do Jubileu, para os nossos seminários: Propedêutico Bom Pastor, Maior São João Paulo II, e Maior Santo Agostinho de Hipona. Em seguida, foi a vez das congregações religiosas e dos institutos de vida consagrada, receberem o Círio do Jubileu. O Vigário Geral ainda entregou ao Bispo o Círio para a Capela Episcopal.

Ao final, Dom Jailton convidou todos para rezarem a Oração do Jubileu. Em seguida concedeu a Bênção Final.

Que o nosso bom Deus, nos conduza neste Ano Jubilar. Viva à Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas!

Sobre a Diocese Teixeira de Freitas-Caravelas:

A Diocese de Caravelas foi criada pelo Papa João XXIII, em 21 de julho de 1962, sendo sua 1ª sede em Caravelas. Posteriormente denominada Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, pelo Decreto da “Sacra Congregatio Pro Episcopis” de 18 de abril de 1983, tendo como atual a cidade de Teixeira de Freitas. A Diocese está confiada ao seu quarto Bispo, Dom Jailton de Oliveira Lino. A diocese está localizada no Extremo Sul baiano e pertencente a região nordeste III do Brasil, fazendo divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Atualmente é composta por 13 Municípios: Alcobaça, Caravelas, Prado, Itamaraju, Jucuruçu, Nova Viçosa, Mucuri, Medeiros Neto, Itanhém, Ibirapuã, Vereda, Lajedão e Teixeira de Freitas (sede).

Nome do 1º Bispo: Dom Filipe Tiago Broers, OFM
Nome do 2º Bispo: Dom Antônio Eliseu Zuqueto, OFMCap
Nome do 3º Bispo: Dom Carlos Alberto dos Santos
Nome do 4º e atual Bispo: Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp

A diocese completa na próxima quarta-feira (21/07/2021), 59 anos criação. Iniciamos hoje, 18 de Julho de 2021, o Ano Jubilar. Será um ano de festividades, com celebrações a fim de congratular e louvar a Deus em preparação aos 60 anos. Muito foram os acontecimentos nesta, durante esses quase 60 anos, criação de novas paróquias, expansão de rodovias, emancipação de novos municípios, aumentando significamente a população atendida. Avanços em pastorais como a catequese, criança dentre outros. A celebração de domingo marca o início de um período de um ano de atividades que acontecem em comemoração à criação da diocese. Teremos um ano de intensas e alegres celebrações. Segundo o bispo Dom Jailton, “O Jubileu arranca-nos da rotina, impulsiona-nos a sair da zona de conforto, do comodismo, da falta de fé para abraçar uma verdadeira transformação de vida, com coragem e confiança no Senhor“, disse.


Deixe seu comentário