Agricultura

Dia Mundial do Café: localizada em Itamaraju, conheça a maior fazenda de café do planeta fundada em 1983

Imagem Ilustrativa

14/04/2024 - 09h57Por: Sulbahianews

No Dia Mundial do Café, o Sulbahianews destaca a trajetória de sucesso de uma das empresas mais emblemáticas do ramo cafeeiro: a Café Norte Agrícola, sediada em Itamaraju, Bahia. Com 40 anos de história, a Café Norte Agrícola se destaca como a maior fazenda de café em território contínuo do mundo.

A empresa foi fundada em 1º de agosto de 1983 pelo visionário Lacine Tápias (In Memoriam), um empreendedor que deixou o Espírito Santo em busca de oportunidades na próspera região da Bahia. Itamaraju foi a localidade escolhida devido a uma série de fatores favoráveis, como o clima propício, a topografia adequada, a localização estratégica e a disponibilidade de mão de obra qualificada.

Ao longo das décadas, a Café Norte Agrícola consolidou sua posição como uma referência no cenário nacional e internacional, sendo reconhecida como uma das maiores produtoras de café conilon do mundo em território contínuo. Seus principais concorrentes incluem países como Indonésia, Vietnã e nações africanas.

Com uma área de 1.862 hectares e milhares de pés de café, a Café Norte Agrícola é responsável por uma produção significativa, contribuindo para a economia local e regional. Além disso, a empresa desempenha um papel fundamental na geração de empregos, oferecendo cerca de 300 postos de trabalho fixos anualmente. Durante o período de colheita, esse número aumenta significativamente, com milhares de empregos temporários sendo criados, beneficiando não apenas os residentes de Itamaraju, mas também das cidades vizinhas, como Prado, Teixeira de Freitas e outras localidades adjacentes.

A Café Norte Agrícola não apenas se destaca pela sua produção de alta qualidade, mas também pelo seu compromisso com a comunidade e o desenvolvimento socioeconômico da região. Ao longo dos anos, a empresa tem sido uma parceira ativa em iniciativas locais de responsabilidade social e sustentabilidade, demonstrando um comprometimento sólido com o bem-estar das pessoas e do meio ambiente.

Neste Dia Mundial do Café, é justo reconhecer o papel fundamental desempenhado pela Café Norte Agrícola no fortalecimento da indústria cafeeira brasileira e na promoção do desenvolvimento regional. Sua história de sucesso é um exemplo inspirador de determinação, visão e compromisso com a excelência, que continuará a inspirar gerações futuras de produtores de café em todo o mundo.


Deixe seu comentário