Sbn
colunas

Desenvolva a eutimia

08/07/2015 - 08h06Por:

Uma palavra cujo prefixo é um pronome: “eu”, o que já nos delega uma responsabilidade em sua consolidação. O seu significado pode trazer grandes benefícios, não apenas individuais, mas comunitários. A eutimia é um dos elementos da inteligência emocional, verdadeiramente necessária na vida pessoal e profissional.

Mas, o que significa eutimia? Vejamos o Houaiss (2009): perfeita tranquilidade ou serenidade de espírito; sereno contentamento. A sua origem é grega, e do grego traz mais significados para nós: euthumía,as coragem, confiança, alegria.

Você é do tipo que perde facilmente a cabeça? Sua paciência se esgota com poucas coisas? Você demora em se recompor, diante de uma situação que o desagradou? Se a resposta for sim para estas perguntas, você não está desenvolvendo a eutimia. Só mais uma pergunta: De 0 a 100%, o quanto um comportamento explosivo ou rancoroso, pode ajudar a gerar alegria, serenidade e bons resultados?

Eu não tenho como pretender nesse artigo entregar aos meus leitores uma receita de bolo, do tipo: Ingredientes para desenvolver a eutimia. Porque isso é muito pessoal, o que deixa uma pessoa serena, não deixa outra, a diversidade impede a construção de uma receita geral.

Contudo, tem coisas simples que podem promover em grande parte das pessoas a alegria, o sereno comportamento, a confiança. São exemplos: a oração, buscar ferramentas para desenvolver o autoconhecimento e desativar gatilhos negativos, utilizar a respiração profunda, fazer empatia, pensar antes de agir, escolher quem você deseja ser sob pressão, ou em momentos de euforia. Existe um provérbio japonês que diz: “Ao deixar-se levar pela emoção, perde-se o eu”, ou seja, a eutimia não ocorre, pois neste caso, saímos do controle.

Por fim, acrescento ao meu texto a regra de ouro: “Tudo que quereis que os outros vos façam, fazei vós a eles” (MATEUS 7,12b). Quanta força interior, personalidade, caráter, paz, tranquilidade, equilíbrio e outras coisas mais, alcança aquele que vive segundo os mais elevados princípios e valores. O eutímico é seletivo em suas batalhas, é um gestor admirável, dos processos e de si. Ele escolhe a sabedoria diária contida em cada aprendizado, mantendo a alma serena como um lago e valente como as maiores ondas do mar, porquanto a maior vitória obtemos sobre nós mesmos.

REFERÊNCIAS

HOUAISS, Antônio; VILAR Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

MATEUS. Evangelho. Bíblia Sagrada. 190 ed. São Paulo, Ave Maria, 2010.


Deixe seu comentário