Segurança

De olho: Câmeras de Reconhecimento Facial reforçam segurança na Micareta de Teixeira de Freitas

10/05/2025 - 11h29Por: Sulbahianews

A segurança da Micareta de Teixeira de Freitas conta com um reforço tecnológico e humano especial. Nesta sexta-feira, 9 de maio, primeiro dia da festa, foi ativado o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M), que atuará durante todo o evento, previsto para encerrar no domingo, 11.

O CICC-M é uma estrutura estratégica da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e foi montado especialmente para monitorar, em tempo real, o circuito da micareta em comemoração aos 40 anos da cidade. O aparato reúne agentes das Polícias Militar, Civil e Técnica, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, além de representantes de órgãos municipais e das superintendências de Telecomunicações (Stelecom) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO).

Ao todo, foram instaladas cinco câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e outras 17 para videomonitoramento, distribuídas em pontos estratégicos do circuito, incluindo entradas e saídas da festa. Também foram montados dois Portais de Abordagem, reforçando o controle de acesso e a triagem de suspeitos.

Segundo o Capitão Patrício, coordenador do Centro Integrado de Comunicações (CICOM), o uso da inteligência artificial é um diferencial que aumenta a capacidade de resposta das forças de segurança. Ele explica que as câmeras estão espalhadas ao longo do circuito e contam com tecnologia capaz de realizar o reconhecimento facial. Isso permite identificar possíveis foragidos da Justiça de forma rápida e precisa.

O oficial ressaltou ainda que existe um protocolo rigoroso estabelecido pela SSP para que as abordagens, quando necessárias, sejam feitas de forma discreta e com uso proporcional da força. A prioridade é preservar a integridade de todos, tanto dos agentes quanto do público. A atuação integrada das polícias, bombeiros e demais órgãos garante que o cidadão possa aproveitar a festa com tranquilidade.

A expectativa é de que milhares de pessoas participem da micareta, e o uso do CICC-M visa proporcionar um ambiente mais seguro, eficiente e controlado para todos os foliões.