Holofote

Curta-metragem teixeirense ‘Só o Brega Salva estreia’ neste sábado; saiba onde assistir 

16/12/2025 - 16h54Por: Sulbahianews

O Cine Teixeira recebe, neste sábado, 20 de dezembro, a 1ª exibição do curta-metragem Só o Brega Salva, novo trabalho do cineasta teixeirense André Castro Neto. A produção valoriza a cultura popular do Extremo Sul da Bahia. A sessão é gratuita, sujeita à lotação.

O filme acompanha Shirley, uma teixeirense que sonha em se tornar uma cantora brega de sucesso. Ela decide se inscrever na seletiva “Garota do Robério”, concurso que pode levá-la a ser dançarina e a dividir o palco com Robério e Seus Teclados, ícone da música popular local.

Interpretada por Aylla Ferraz, a personagem vive uma jornada de afirmação e resistência, marcada por conflitos sociais comuns à realidade do interior. Segundo o diretor, o curta nasce do desejo de valorizar artistas locais e reconhecer o brega como uma expressão cultural legítima do Extremo Sul, com identidade própria.

Ao colocar uma protagonista trans e indígena no centro da narrativa, o filme também assume um posicionamento social, ampliando o espaço de representatividade no cinema. “O filme homenageia nossos artistas e tem uma pegada musical para valorizar a nossa música brega enquanto patrimônio cultural da região do Extremo Sul da Bahia. O que se faz aqui é diferente do que acontece no Pará ou em Pernambuco”, explicou o diretor André Castro Neto.

Só o Brega Salva foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, em Teixeira de Freitas, e da PNAB, em Mucuri.