Entenda

Criança “desastrada”? Dra. Érika Costa explica 4 sintomas de astigmatismo em crianças; veja vídeo

24/10/2021 - 10h13Por: SulbahiaNews/Débora Rezende

O astigmatismo é uma alteração no globo ocular que causa distorções na visão, tanto de perto quanto de longe. Em geral, pode ter causa hereditária e está associado a outros problemas como miopia ou hipermetropia e é responsável por prejudicar fortemente a qualidade de vida. A optometrista, Dra. Érika Costa, explica que o ideal é começar o tratamento o quanto antes e por isso é importante conhecer os sintomas mais comuns.

A última paciente diagnosticada com o quadro foi a menina Lavínia, de 7 anos. Ao chegar ao consultório, a mãe informou que a criança poderia ser portadora de dislexia, por trocar frequentemente as letras no momento da leitura, além de derrubar ou se chocar contra objetos com muita facilidade. É natural que crianças muito pequenas não tenham noções de espaço ou controle da função motora, mas em casos muito recorrentes é preciso prestar atenção nos outros sintomas que normalmente acompanham um quadro de astigmatismo. Pensando nisso, veja a seguir quatro indícios de que uma criança pode estar com esse tipo de problema ocular.

A criança com astigmatismo tem mais dificuldade de ler

Dra. Érika explica que astigmatismo causa deformações tanto em relação às imagens próximas como em relação às imagens distantes. Com isso, não é incomum que a criança sinta muita dificuldade em ler, o que na fase de alfabetização é ainda pior. No caso da Lavínia, ao ler era comum que a criança trocasse ou embaralhasse letras, além de não conseguir se focar adequadamente na frase.

A criança se aproxima muito para ler ou fazer tarefas

Como sente mais dificuldade em ler, a criança tenta se aproximar tanto quanto possível para evitar as deformações das letras. Caso você veja a criança muito debruçada para ler ou para fazer tarefas escolares, é um sinal de que ela não está enxergando bem na posição normal.

Isso, inclusive, não acontece apenas com livros e apostilas, mas com quaisquer objetos. Para enxergar melhor, é comum que as crianças com esse tipo de condição se aproximem o máximo possível para ganhar acuidade visual.

Coceira constante nos olhos

Como dificulta a nitidez da visão tanto de perto quanto de longe, se a criança sofre com astigmatismo, ela precisa realizar um esforço constante de acomodação do foco do olho, ou seja, a criança passa mais tempo sem piscar para evitar que a visão embace. Esse esforço causa um ressecamento na córnea, o que acaba desencadeando um processo de fadiga que leva à coceira nos olhos. Acontece que a coceira, quando não controlada, pode provocar danos muito mais severos aos olhos.

Sensibilidade à luz é outro sintoma comum

Em ambientes mais claros, quem sofre de astigmatismo pode ter como reflexo franzir os olhos ou mesmo ficar com enxaqueca e vertigem. Se a criança tem dificuldade em ficar em ambientes muito iluminados pode se tratar de um problema ocular.

Corrigir o problema é muito simples. A optometrista irá realizar o exame de refração, que determina a capacidade de enxergar e define o grau dos óculos. Ele verifica os erros de refração no olho e que geram, além do astigmatismo, problemas como miopia, hipermetropia, e a presbiopia. Com o diagnóstico em mãos, será indicado o método mais adequado de correção do problema e a criança passará por acompanhamento semestral ou anual para identificar a regressão do problema.

A clínica de optometria da Dra. Érika Costa fica situada à rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, 12, ao lado da Praça dos Leões. Para mais informações ou agendamento de consultas basta entrar em contato com o número (73) 99871-4270.


Deixe seu comentário