Cozinha Industrial diversifica renda de mulheres do campo em Nova Viçosa

Projeto no distrito de Helvécia recebeu recursos da Suzano para equipar cozinha da associação de agricultores
Inaugurada em junho deste ano, a Cozinha Industrial da Associação de Agricultura Familiar de Helvécia, em Nova Viçosa (BA), está gerando renda e diversificando a economia de produtores rurais da localidade. Por meio do projeto Cozinha Sabor do Campo, 25 mulheres rurais produzem biscoitos, bolos e salgados que são comercializados através de encomendas ou destinados ao PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A Cozinha Industrial, que funciona na sede da associação, foi totalmente equipada por meio de recursos repassados pelo Edital Transformar o Futuro, da Suzano. A associação adquiriu forno, fogão, geladeira, freezer, liquidificador, panelas e outros itens. Em quatro meses de funcionamento, o projeto já produz em torno de 40 bolos, 400 pães e 60 pizzas por semana, que agregam na renda dos associados.
Conforme o presidente da associação, Berliton Muniz Ferreira, 70% da matéria-prima para produção dos alimentos são provenientes da própria agricultura familiar, como os ovos e temperos em geral, além dos derivados de mandioca, como o polvilho, goma e farinha. “A nossa cozinha está funcionando a todo vapor desde junho, estamos recebendo muitos pedidos e as mulheres envolvidas estão muito empolgadas porque vislumbram o aumento da renda familiar, que antes era atrelada apenas a agricultura”, ressalta Berliton.
A cozinha também conseguiu a licença para funcionamento da vigilância sanitária municipal, o que facilita os associados atenderem, além do PNAE, outros programas governamentais de aquisição de alimentos. Segundo Berliton, outras produtoras rurais da região pediram para participar do projeto, e a intenção é incluir mais associados conforme a demanda e produção da cozinha aumentarem.

O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid dos Santos Pereira, salienta que a empresa apoia diversas iniciativas que visam a geração de renda em comunidades próximas às operações da empresa. “Cultivamos uma relação de respeito e parceria com nossa vizinhança, e buscamos contribuir para o desenvolvimento das regiões em que atuamos, e aqui na Bahia não é diferente. Nosso compromisso é contribuir para a redução da pobreza e, por meio de parcerias, investimos em projetos de geração de renda de alto impacto e que envolvem, de acordo com características regionais, iniciativas em diversas frentes, como o empreendedorismo e a agricultura familiar”, completa.
Em recente visita a Cozinha Industrial, uma equipe da Suzano pôde conhecer de perto o trabalho realizado pelo projeto Cozinha Sabor do Campo. Integraram a comitiva da Suzano: Paulo Rocha e Paulo Santana (Desenvolvimento Social), Deivid dos Santos Pereira e Elton Santiago (Relacionamento Social), Evandro Boltazar (Comunicação), Elisiane Lacerda, Gabriel Vendramini e Francisco Colli (Escritório de Projetos), Tabatta Moreira Andrade (consultora territorial) e Nívia Patrocínio (consultora de projetos).
Edital
O Edital Transformar o Futuro destinou R$ 1 milhão para o fomento de 30 iniciativas de Geração de Renda, Cultura, Esporte e Lazer em 26 comunidades do Extremo Sul da Bahia. Os projetos foram desenvolvidos por organizações da sociedade civil, associações produtivas e comunitárias e cooperativas, e contemplam mais de 8 mil pessoas.

