Conquista

Conquista dupla: estudante de Teixeira é medalhista estadual e nacional na OBMEP

13/08/2025 - 08h48Por: Sulbahianews/Ascom

O estudante Arthur Uverlan Souza Barbosa, da Escola Municipal Antônio Chicon Sobrinho, conquistou duas importantes medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024: ouro na etapa Bahia e prata na etapa nacional. Este é o segundo ano consecutivo em que o aluno se destaca na competição — em 2023, ele recebeu medalha de bronze.

A cerimônia de entrega das premiações foi realizada nesta segunda-feira (11), na própria escola, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Edinaldo Rezende, da comitiva da Secretaria de Educação de Teixeira de Freitas, além da direção, coordenação pedagógica, professores, familiares e colegas.

Durante o evento, Edinaldo Rezende destacou a presença dos familiares de Arthur, chamando a atenção para a importância da participação da família na construção do sucesso da vida escolar dos estudantes. Para o secretário, a conquista “nos enche de orgulho, pois mostra o empenho do Arthur, o trabalho dedicado dos profissionais da nossa rede e o apoio indispensável da família — prova de que conhecer, acolher e educar transformam histórias”.

Arthur afirmou que as medalhas são fruto de muito esforço e estudo, ressaltando que sempre contou com o apoio de seus professores para alcançar esse resultado.

Na ocasião, a direção e a coordenação pedagógica também entregaram certificados de Honra ao Mérito a outros alunos da instituição, reconhecendo o bom desempenho escolar e as boas práticas no ambiente de aprendizagem.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Antônio Chicon Sobrinho, Juliana Fontana Nogueira, destacou que a entrega das medalhas é um momento especial para a comunidade escolar. “Estamos realizando essa entrega de medalhas para o Arthur, medalhista da OBMEP em 2023 e agora em 2024 nas esferas estadual e nacional. Esse também é o momento de entregar, para nossos estudantes, os certificados aos alunos destaque, servindo como estímulo para que se preparem, alcancem notas acima da média e tenham um aproveitamento ainda melhor”, afirmou a coordenadora, explicando que a entrega dos certificados é uma iniciativa própria da escola.

A OBMEP é uma competição nacional criada em 2005, promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área, envolvendo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil.

Outros medalhistas na Rede:

Ainda na edição 2024, em que as medalhas são entregues em 2025, a Rede Municipal de Teixeira de Freitas contou com medalhistas que são estudantes da Escola Clélia das Graças Figueiredo Pinto – MCPM, são eles: Pedro Martins Ferreira e Amy Lee Jhemyle Santos Souza.