Conheça a história das principais atrações musicais do São João de Itamaraju
A programação oficial do “3º Arriará de um Novo Tempo”, de Itamaraju foi divulgado no dia 11 de junho, pela secretária de Finanças de Itamaraju, Lucilene Curvelo em uma coletiva de imprensa. A festa acontece de 20 a 23 de junho.
Conheça um pouco da história dos cantores, Daniel, Amado Batista e Gabriel Gava, a dupla Teodoro e Sampaio e banda Cangaia de Jegue, que serão as principais atrações do festejo considerado o maior São João do Extremo Sul Baiano.
![]() |
Banda Cangaia de Jegue
A Banda Cangaia de Jegue nasceu da união de quatro jovens universitários em agosto de 2002, no município de Jequié, interior da Bahia. No inicio tudo era novidade, movidos pelo entusiasmo nasceu um forró com a cara da juventude. Com o tempo o grupo foi moldando sua “personalidade músical”. Mesmo com apenas oito anos de estrada a Cangaia conquistou o carinho e reconhecimento de toda Bahia.
Você já deve ter ouvido o refrão gatinha, você gosta mais de Red Label ou Ice? Pra mim tanto faz, ou Red label ou Ice Esta música foi um dos sucessos da Cangaia de Jegue que se espalhou pelo Brasil. Artistas como Claudia Leite, MC Sapão, Alexandre Peixe e a banda Jammil tocaram ajudando ainda mais a transformá-la em uma das músicas mais tocadas no verão de 2009. No youtube o áudio deste sucesso já conseguiu mais de 300 mil visualizações e foi baixada mais 90 mil vezes no site oficial da Banda. Sendo veiculada inclusive no Big Brother Brasil 9.
Outra conquista da Cangaia de Jegue foi à produção do clipe da música Ai se eu te pego. O clipe seguiu o mesmo ritmo de sucesso do hit e hoje alcançou mais de 4 milhões de visualizações da internet e o áudio já foi baixado mais de 2 milhões de vezes.
![]() |
Amado Batista
Amado Batista veio de uma família muito humilde. Nasceu em uma fazenda em Davinópolis/GO na época distrito de Catalão/GO, aos 3 meses se mudou para a cidade de Itapuranga/GO. A viagem foi feita de trem com toda a família e a mudança foi em carro de boi, chegaram só 60 dias depois.
Até os 14 anos, Amado e sua família eram agregados de fazendeiros e trabalhavam na roça. Plantavam de tudo, verduras, frutas e davam uma parte da colheita para os fazendeiros, em troca tinham uma casinha para morar. De ano em ano ia na cidade. Amado tem 12 irmãos.
Amado é o caçula dos homens. Perdeu seu pai em 1965. Nessa época se mudou para Goiânia. A vida na cidade grande foi difícil, no começo Amado trabalhava como faxineiro em uma loja de camisas, onde aprendeu a pregar botão, coisa que não esqueceu até hoje. Depois ele foi catador de papel de rua.
Desde criança Amado Batista sonhava em ter uma bicicleta, sempre ficava olhando as pessoas na rua andando, foi uma vontade tão grande, de não poder ter uma, que hoje Amado tem 14 bicicletas (é claro que distribuidas em todos os lugares onde gosta de descansar e divertir com seus filhos).
Quando morava em Goiânia, Amado Batista era muito satirizado pelas pessoas, porque não sabia falar direito, também tinha morado apenas na roça, realmente era muito caipira.
Desde pequeno adorava música, aos 6 anos ganhou uma gaita de um amigo do irmão dele e nunca mais parou de tocar. Aprendeu a tocar violão com 15 anos, pegava emprestado do seu irmão e tocava para as pessoas na cidade. Era fã de Roberto Carlos, dos cantores da Jovem Guarda e dos Beatles.
Sempre sonhando com a música, enquanto trabalhava em uma livraria, juntou todo o dinheiro que tinha (férias, décimo terceiro) e montou uma loja de discos na estação rodoviária de Campinas, bairro de Goiânia, chamada “RC 7″. Colocou seu irmão para tomar conta enquanto trabalhava na livraria. Com o dinheiro comprava mais discos. Assim sua loja foi crescendo e foi através dela que Amado conheceu vários artistas e pessoas importantes de gravadoras.
Na época da Ditadura Militar foi preso pela Polícia Federal e recolhido no Batalhão do Exército, por conhecer pessoas que eram contra o governo. Ficou 2 meses em reclusão. Foi a pior coisa que ele passou na vida, foi torturado, não o deixavam dormir.
Em 1975 gravou seu primeiro disco pela gravadora “Chororó”. Foi para São Paulo de carona com Ari Gonçalves, que era famoso como cantor. Também usou o mesmo estúdio do Ari para gravar, mas não obteve sucesso com o disco. Neste mesmo ano conheceu Reginaldo Sodré, compuseram juntos a música “Desisto”, o sucesso não poderia vir de outro nome, e Amado tinha certeza que iria dar certo. Daí até conseguir gravar foram vários obstáculos: O dono da gravadora Chororó não acreditava que Amado poderia fazer sucesso com aquela música, afinal o disco anterior foi um desastre. Mas por intermédio de Isis, filha do dono da gravadora, Amado conseguiu gravar. Bom… foi um estouro, mais de 100.000 de discos vendidos. O maior sucesso.
Como o disco não tinha foto, ninguém sabia quem realmente era Amado. Ele que continuava com sua loja, vendia os seus próprios discos e ninguém o reconhecia, mas faziam filas enormes para comprar o disco.
Depois do sucesso do primeiro disco, as gravadoras grandes começaram a procurar Amado Batista. Ele assinou contrato de 4 anos com a Continental . Ganhou um prêmio de disco mais vendido do ano. A gravadora acreditava que o disco venderia apenas 100.000 cópias. Mas o novo disco lançado em 78 chamado “Sementes de Amor” com a música “Amor Perfeito”, vendeu 1 milhão de cópias. Faz 29 anos e essa música vende até hoje. Amado Batista viajou o Brasil inteiro fazendo divulgação.
A partir daí Amado passou a ser conhecido, ia sempre no programa do Chacrinha junto com grandes nomes como Roberto Carlos, Sidney Magal, Jerry Adriani, Giliard, Silvio Brito, Carlos Alexandre e outros. Ganhou 5 discos de platina, todos entregues por Chacrinha. Foi o grande apresentador que lhe entregou o disco de diamante, inventado na época para homenagear Amado, que tinha vendido mais de 1 milhão de cópias.
Apesar do sucesso Amado precisava de dinheiro e não sabia como pedir para a gravadora. O amigo Franco, pai dos meninos do KLB, que era um artista com mais experiência, aconselhou Amado a pedir 1 milhão. Ele seguiu o conselho e pediu 600 mil. A gravadora deu na hora. Amado nem acreditou e de uma hora para outra passou a ser rico: comprou uma casa para ele, uma para seu irmão e outra para a mãe.
A partir daí sua vida mudou. A cada disco um novo sucesso, hoje são 30 discos gravados e fãs espalhados por todo o país e exterior.
![]() |
Daniel
José Daniel Camillo, o cantor Daniel, nasceu em Brotas no dia 09 de setembro de 1968. Ainda pequeno aos 8 anos ganhou seu primeiro violão quando seu pai José Camillo notou a paixão pela música que o filho demonstrava.
Desde então a música e Daniel não se separaram mais. Participou de diversos festivais regionais de música sertaneja, onde conheceu melhor o amigo João Paulo, com quem formou dupla em 1980 – nascendo então a dupla João Paulo & Daniel. A morte de João Paulo em 1997 rompeu a trajetória dos amigos que começavam a trilhar o caminho do sucesso. Com o apoio dos familiares, amigos e fãs, Daniel decidiu seguir o sonho sozinho e continuar fazendo o que mais lhe completa que é cantar.
Daniel canta, dança, toca e interpreta…Seu inegável talento é reconhecido nacionalmente, tendo sido premiado 4 vezes como melhor cantor do Brasil pela Rede Globo, no programa do Faustão, além de ter recebido o prêmio SBT Internet, em 2004, 2007 e 2008, como melhor cantor, e outras diversas indicações. O mais recente prêmio na história de Daniel é o Grammy Latino, conferido em 2009 pelo álbum “As músicas do filme O Menino da Porteira”.
Uma grande realização pessoal para Daniel em 2009 foi a reinauguração do Cine São José em Brotas/SP. O espaço que foi cinema e abrigou a rádio Brotense na cidade por muitos anos, estava fechado há cerca de 20 anos. Daniel adquiriu o prédio, reformou e deu vida a este histórico espaço cultural de sua terra natal. A reinauguração aconteceu com a pré-estréia de “O Menino da Porteira” no mês de março/2009. No mesmo ano o cantor ganhou um “presente de Deus” na sua vida pessoal, a filha Lara, que nasceu no dia 27 de novembro.
Em 2010 começou o ano com novo escritório, a Daniel Promoções Artísticas, em Brotas, e casou-se em maio com Aline de Pádua, com quem já tinha um relacionamento duradouro e uma filha.
Janeiro já anunciou quão importante será o ano de 2012 na vida de Daniel, com o nascimento de sua segunda filha, Luiza, no dia 9. Este é o ano em que o cantor celebra seus 30 anos de carreira, com uma programação que inclui o lançamento de um DVD e um livro no final deste ano.
Mais de 13 milhões de discos vendidos.
![]() |
Gabriel Gava
Nascido na pequena cidade de Boa Esperança, interior do Espírito Santo em 12 de junho de 1991, Gabriel Gava desde pequeno demonstrava uma afeição pela música, ao pé do rádio cantava acordes entoados por vozes de grandes artistas e em reuniões familiares não perdia a oportunidade de demonstrar o seu dom.
O tempo passou e os pequenos elogios de familiares ganhou força quando um grande amigo lhe incentivou a trilhar profissionalmente o caminho da música. Com seus 16 anos de idade Gabriel muda-se para São Mateus-ES com o intuito de abrir seus horizontes em busca de seus sonhos. No início participou de bandas regionais e até mesmo formou uma dupla que se apresentava em bares e festas locais.
Em 2010, cada vez mais certo de seu brilhante futuro ao lado das cordas de seu violão, Gabriel lança carreira solo, assim gravando seu primeiro trabalho intitulado ‘Máquina do Tempo’, música esta que lhe rendeu shows por toda região, fazendo-o conhecido por todo estado.
Mas foi em 2011 que surgiu a maior oportunidade profissional de sua carreira. A LB Produções, um dos maiores escritórios artísticos do Brasil contrata Gabriel Gava para compor seu ‘casting’, disponibilizando toda estrutura para fazer de seu dom uma real possibilidade de conquistar seus sonhos.
No ano seguinte a convite da Som Livre, a maior gravadora da América Latina Gabriel lança sua primeira música na coletânea ‘Na Pegada do Arrocha’. ‘Fiorino’ em pouco tempo tornou-se um dos hits mais executados no país, um sucesso na Web contabilizando milhões de downloads e visualizações.
Tamanho sucesso garantiu para contrato de lançamento de seu novo CD pela Som Livre. Um projeto inédito que garante surpreender o mundo da música sertaneja.
Com uma agenda distribuída por todo país, a turnê 2012 promete um show singular para todo Brasil, com uma estrutura que encantará os corações apaixonados e levantará poeira com muita animação.
![]() |
Teodoro & Sampaio
A dupla sertaneja Teodoro & Sampaio tem 30 anos de carreira, que conta com grandes sucessos, inúmeros fãs, admiradores e reconhecimento nacional e internacional.
Aldair Teodoro da Silva (Teodoro) e Gentil Aparecido da Silva (Sampaio) são naturais do Estado do Paraná, de Santo Antônio da Platina e Uraí, respectivamente.
Aldair começou a cantar aos 16 anos, incentivado pela família, em especial por seu avô paterno, Joaquim Teodoro, de quem ganhou seu primeiro cavaquinho. Gentil começou a cantar graças ao incentivo de seu Tio Junqueira, que na época fazia parte de uma dupla sertaneja. Aldair e Gentil trabalharam juntos e após identificarem suas afinidades musicais, formaram a dupla Teodoro & Sampaio.
Em 1981, a dupla gravou o primeiro compacto simples pela PAN contendo a música instrumental “Matogrossense” e “Desbravador do Sertão”. Em 1981, por meio da gravadora RCA, Teodoro & Sampaio lançaram o primeiro LP, intitulado “Nos braços do Mundo”, iniciando uma longa jornada de sucesso.
Após o lançamento do primeiro LP, Teodoro & Sampaio lançaram seus trabalhos seguintes por importantes gravadoras como Copacabana, RGE, Warner Music, Indie Records, LGK e seus dois CD’s mais recentes – “Quem vai dominar o mundo é a mulher” (2008) e “Pitoco” (2009) – pela Garça Gravadora. Entre os 26 trabalhos lançados, 24 deles foram premiados com “disco de ouro” e dois deles ainda foram certificados com “disco de platina”, totalizando mais de 6 milhões de discos vendidos até hoje.
Desde a formação, Teodoro & Sampaio conseguiram se manter nas paradas de sucesso das rádios brasileiras, apresentando novidades para seu público, porem sem perder as principais características da dupla: a alegria, o romantismo e a descontração.
Após conquistar reconhecimento nacional, a dupla partiu para um desafio internacional e, em 2003, realizou sua primeira turnê pelos EUA, apresentando-se para as comunidades brasileiras de Boston, Newark e Nova York.
Em 2005, Teodoro & Sampaio apresentaram-se em casas lotadas na Carolina do Sul, Boston, Nova York, Atlanta, Miami e Connecticut, completando sua segunda temporada internacional. Graças ao sucesso da turnê, a dupla recebeu convites para se apresentar no Japão, na Europa e em países da América Latina.
Em comemoração aos 30 anos de carreira, Teodoro & Sampaio fez a gravação de mais um CD e DVD, lançado em 2011. Juntamente com o lançamento do novo projeto, a dupla realizará uma turnê de shows que passará por muitas cidades brasileiras, reencontrando seus fãs por todo o Brasil para apresentar os antigos e os atuais sucessos da carreira.
Mais dois outros grandes projetos também já estão em fase de produção: o lançamento de um livro e de um filme que contarão a trajetória dos 50 anos da carreira do Teodoro, da dupla e da música sertaneja no país.