Fatos
históricos

Conheça a história das primeiras igrejas evangélicas de Teixeira

10/05/2020 - 10h02Por: Daniel Rocha/Tirabanha

Na metade da década de 1950, uma série de transformações econômicas, sociais e políticas se originaram na fronteira dos municípios de Alcobaça e Caravelas, como o povoado de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.

Em meados da década de 60, uma onda migratória fez o pequeno povoado formado por famílias negras, já residentes das redondezas, em sua maioria católica, crescer de forma contínua e assustadora.

Esses migrantes, vindos de todas as partes do país, trouxeram sua cultura religiosa que, depois de um tempo, conquistaram outros migrantes e moradores do local que também contribuíram para expansão da nova cultura religiosa na futura cidade.

Constata-se no levantamento realizado pela igreja católica no ano de 1979, seis anos antes da emancipação, que já havia no então povoado de Teixeira de Freitas 13 igrejas evangélicas e sete católicas. Tais números já evidenciavam a expansão significativa dos protestantes no povoado.

O contexto no qual acontece esse crescimento está diretamente ligado à expansão do protestantismo no Brasil, que foi favorecido pelos movimentos nacional e internacional pela liberdade de culto e a política conservadora do regime militar.

De acordo com a historiadora e professora do município, Valdênia Machado, em trabalho monográfico “A presença dos Batistas no cotidiano urbano da cidade de Teixeira de Freitas no extremo sul da Bahia”, um dos primeiros cultos foi realizado em casas de migrantes batistas recém-chegados na década de 1960.

Dentre essas a da senhora Lelita Rodrigues de Almeida ,77 anos, conhecida pela alcunha Bisa. Natural da cidade de Nova Canaã, ela morou em Ibirapuã/BA antes de migrar com a família de agricultores para o povoado de Teixeira de Freitas em 1963.

Para Valdênia Machado, a pioneira Lelita Rodrigues contou que em Ibirapuã ela era frequente na Igreja, por isso quando obrigada pelas circunstâncias a retornar ao povoado a primeira coisa que fez foi procurar por uma representação local, porém não encontrou.

Juntando forças, ela e a família organizaram então reuniões domiciliares para estudo bíblico e pregações, que logo se tornaram referência para os protestantes que, independente da denominação, chegavam ao povoado.

Além da afirmação de Lelita há uma outra citação sobre as reuniões Batistas feitas pelo migrante de Salvador Júlio Bispo, na revista “Nossa História Assembleia de Deus 2011”, que afirma que ao chegar ao povoado em 1964 frequentou cultos batistas antes de realizar “o primeiro culto assembleiano” em sua residência, em 20 de janeiro de 1965. 

Com relação ao grupo ecumênico, relatou Lelita, as reuniões eram também frequentadas por outros migrantes chegados sendo “Três senhoras adventistas, duas da Assembleia de Deus.” Frequentadores que, supõem-se, em um momento propício, fundaram os primeiros templos do povoado.

A saber: Assembleia de Deus, 1965, da antiga rua Nova no centro da cidade, que depois da inauguração do templo central no bairro Bela Vista torna-se a Congregação Marquês de Barbacena. Primeira Igreja Batista, 1966. Adventistas, 1970, Presbiteriana, 1977 e a Igreja Luterana, fundada por migrantes capixabas em 1974, dentre outras.

No próximo texto: depois da fundação das primeiras igrejas, para se diferenciar do pluralismo cultural existentes, os evangélicos teixeirenses criaram estratégias para conquistar novos adeptos, firmar tradições e costumes.

Fontes:

MACHADO DA SILVA. Valdênia. A presença dos batistas no cotidiano urbano da cidade de Teixeira de Freitas no extremo sul da Bahia. Uneb campus -X. Teixeira de Freitas, 2010.

ALVES PEREIRA. Jader, Introdução à história dos Batistas no Extremo Sul Baiano. Teixeira de Freitas BA. 2003.

HOOIJ, Frei Elias. Os desbravadores do Extremo sul da Bahia, Belo Horizonte, 2011.

Nossa história Assembleia de Deus. Publicação: Jornal Boas Novas. ED I. Ano 2011.

NASHLA. Dahás. Evangelização à brasileira. Acessado em 01/11/15: Disponível em:http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/evangelizacao-a-brasileira

Histórico da igreja luterana em Teixeira de Freitas.  Disponível em http://luterana-txdefreitas.blogspot.com.br/

 Assembleia de Deus Bairro Bela Vista década 70. Foto extraída da Revista Nossa história

Assembleia de Deus


Deixe seu comentário
Coluna
Fatos Históricos

Domingos Cajueiro Correia, de 65 anos, é o primeiro policial rodoviário a se formar no município. Ele faz parte de uma família que leva consigo a história de Teixeira de Freitas, desde quando era um pequeno povoado até a sua criação, e que contribuiu para o desenvolvimento do município. Hoje, além de atuar nas rodovias, ele dedica seu tempo para contar relatos narrados por seus familiares. Aproveitem este espaço que vai mostrar curiosidades que muitos teixeirenses desconhecem.

Veja mais textos