Educação

Colégio Anchieta comemora Dia da Consciência Negra

19/11/2014 - 12h58Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte.

E para comemorar esse dia, o Colégio Anchieta realizou apresentações na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro.

Alunos do Ensino Médio e Fundamental II fizeram diversas apresentações em comemoração a esse dia, tais como, capoeira, dança africana, poemas e histórias.

A abertura do evento teve a participação especial do professor de lambazouk, Farley Batista, que dançou com a professora de História, Rafhaelli Cao. Logo em seguida alunos do 9º ano dançaram, cantaram, e explicaram o que esse dia representa para eles. 

A tarde foi de muita diversão e aprendizagem para os pequeninos do Fundamental I. De acordo com a professora Rafhaelli, o objetivo principal é trazer para as crianças e adolescentes, que embora alguns tenham pele branca, grande parte da população brasileira tem descendência africana, além de mostrar que o negro não é mais escravo e deve ser respeitado pois o negro ajudou a construir o país. 

Segundo a Vice Diretora Irene, esse dia foi preparado para reflexão, e para tirar a ideia que alguns ainda têm, de que o negro é um ser inferior. “Não existe desigualdade, não é a cor da pele que define quem somos, somos todos iguais”, Concluiu.

Para mostrar um pouco sobre a Capoeira, o Colégio convidou um grupo que já está a mais de dez anos em Teixeira, o grupo 100% Capoeira, com o professor Bery. O professor chamou alguns estudantes para demonstrar um pouco sobre a dança.

Os alunos ficaram admirados com mais uma experiência que tiveram durante a tarde, e com certeza vão levar consigo um pouco cada apresentação.


Deixe seu comentário