Acidente

Câmera filmou ônibus logo após acidente que matou 9; delegado contesta versão do motorista

12/04/2024 - 08h30Por: Sulbahianews/G1 BA

O delegado responsável pela Delegacia de Teixeira de Freitas, Moisés Damasceno, teve acesso a um vídeo feito logo após o acidente com o ônibus que tombou na BR-101, na manhã desta quinta-feira, 11de abril. Após assistir às imagens, o delegado contestou a versão apresentada pelo motorista do veículo.

Nove passageiros morreram e outros 23 ficaram feridos. O acidente ocorreu no km 885, trecho de Teixeira de Freitas.


A unidade policial da cidade teve acesso a um vídeo registrado pelo condutor que seguia atrás do ônibus. Nas imagens, é possível ver que uma van passa na contramão, sem registro de ultrapassagem. Mais à frente, o ônibus é visto já tombado no chão.

“Fica bem claro também que, no momento do acidente, o ônibus não vinha passando ou se encontrou com nenhum outro veículo realizando ultrapassagem, como é a versão do motorista”, argumentou o policial.

De acordo com ele, o material será incluído no inquérito policial para apurar as circunstâncias do acidente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também investiga a ocorrência.

Versão do motorista

Já o motorista Carlos Alberto Silva, que conduzia o ônibus no momento — apenas ele e o segundo condutor não tiveram ferimentos —, disse que o tombamento ocorreu quando tentou desviar de um carro que ultrapassava outro veículo.

“Eu tentei tirar dele pra não bater de frente com um carro menor e no acostamento tinha muito coco, que deve ter tombado uma carreta de coco ali, e ao frear e tentar sair, o ônibus escorregou a dianteira, que foi onde ele caiu na vala”.

Aposentado, o homem se emocionou durante o relato à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região.

Um passageiro, José Carlos Ranique, também relatou que o motorista foi surpreendido por um carro, vindo na direção contrária e com farol muito alto.

A matéria mostra que o veículo caiu em uma valeta que faz drenagem da água e tombou em um barranco. O trecho é uma curva na rodovia.

Quanto às vítimas, os corpos seguem no Instituto Médico Legal (IML) à espera de parentes e dos representantes da empresa de ônibus para fazer o translado até o Rio de Janeiro.

Os 23 feridos seguem internados no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Cinco pessoas chegaram a passar por cirurgia e estão na semi-intensiva da unidade de saúde.

Quem são as vítimas do acidente

Todas as nove vítimas que morreram no acidente tiveram os nomes divulgados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) do município. Veja abaixo:

Cléa da Conceição Faria

Conceição Maria dos Santos Rangel

Glória Regina do Nascimento Cunha

Irapuã de Azevedo

Maria José Nicomedes Sinfrônio

Regina Maura Feitosa

Valter Nery

Ronaldo do Espírito Santo de Oliveira

Doralice da Conceição de Azeredo

Tratam-se de pessoas que saíram do Rio de Janeiro para um passeio em Porto Seguro. O grupo fazia uma excursão.

Conforme registro da empresa RM Viagens e Turismo, o veículo saiu do bairro da Penha, Zona Norte do Rio, às 13h de quarta-feira (10) e tinha previsão de chegar em Porto Seguro às 9h desta quinta. Já o motorista comentou que pegou passageiros nos bairros de Bangu e Campo Grande, também na capital fluminense.

O acidente ocorreu quando estavam a apenas 200 km do destino. A viagem tem o trajeto total de 1.100 km.

Ônibus habilitado para transporte

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o ônibus envolvido no acidente é habilitado para o transporte interestadual de passageiros na modalidade fretamento. O veículo também possui Certificado de Segurança Veicular (CSV) e tacógrafo regularizados.

Segundo a ANTT, a ocorrência de acidentes exige a comunicação dos fatos, sendo abertos procedimentos para verificação das condições de segurança conforme a causa. A Agência informou ainda que também fornecerá todas as informações necessárias, quando solicitadas, às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações.

Empresa informou que presta suporte

Em nota, a RM Turismo informou que está empenhada em prestar todo o suporte necessário aos envolvidos e que se coloca à disposição para fornecer qualquer informação para auxiliar no que for preciso para amenizar os impactos do acidente.

“Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos envolvidos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos clientes em todas as nossas viagens, é nossa prioridade. Que Deus abençoe e conforte a todos”, disse a empresa.


Deixe seu comentário