Sustentabilidade

Bombeiros de Teixeira e Porto Seguro participam de evento pela resiliência climática  

03/03/2024 - 15h33Por: Sulbahianews

Bombeiros do 6º BBM, em Porto Seguro, e do 18º BBM, em Teixeira de Freitas, participaram do evento Nordeste Pela Resiliência Climática. Realizado na cidade de Eunápolis, pela Ong Usaid e Visão Mundial, a ação tem como objetivo a realização de palestras e oficinas voltadas para ações de defesa civil, além do apoio às comunidades nas condutas de enfrentamento às chuvas e outros desastres.  

O encontro, que aconteceu na última terça e quarta-feira, dias 26 e 27, contou com a participação de responsáveis pelos órgãos envolvidos e representantes da sociedade civil. Foram abordados temas como as mudanças climáticas, os estragos ambientais causados pela ação do homem e algumas medidas que podem ser tomadas para evitar e minimizar tais situações com o meio ambiente.  

“Atuamos diretamente com os cidadãos e estamos presentes também apoiando e minimizando os estragos causados pelas mudanças climáticas, como temos visto recentemente com as chuvas que incidem no interior da Bahia. Reforçamos o comprometimento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia com todos os cidadãos. Estamos com nosso efetivo de prontidão, trabalhamos não apenas na resposta, mas também na prevenção. Por isso, ações como essa são de extrema importância”, destacou o major BM Antônio Ribeiro, comandante do 6º BBM. 

Para o capitão BM Milton Borges, que apresentou um pouco sobre o trabalho realizado pelo 18º BBM junto aos 13 municípios da área de atuação do batalhão, entre os anos de 2021 e 2024, a atividade também é um momento de troca de experiências. “Atendemos desde a fase de prevenção ou preparação, orientando quanto à elaboração dos planos de contingência municipais, até a fase de resposta, intervindo nas ocorrências relacionadas às chuvas na região extremo-sul”, pontuou o oficial. 

Durante o encontro, bombeiros militares também realizaram um treinamento teórico e prático sobre primeiros socorros. No decorrer do evento, os cidadãos puderam aprender sobre ressuscitação cardiorrespiratória, e também como realizar o primeiro atendimento no caso de acidentes domésticos, até a chegada do socorro especializado. 


Deixe seu comentário