Conheça

Barra do Cahy: praia do Extremo Sul já recebeu prêmio de 1ª praia do Brasil

22/11/2019 - 16h17Por: G1 BA

A Barra do Cahy, localizada em Prado, no extremo sul da Bahia, recebeu na quarta-feira, 18 de janeiro, o título de primeira praia do Brasil. Segundo a prefeitura de Prado, o título foi dado pelo município após vários estudos feitos por pesquisadores e historiadores. Eles concluíram que o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata da Barra do Cahy.

Para registrar o título, foram instalados na praia uma cruz e uma placa semelhante a um pergaminho. Na placa está escrito trecho da carta de Pero Vaz de Caminha que descreve, segundo os pesquisadores, a praia de Barra do Cahy.

No local paradisíaco, praia de águas claras se encontra com um rio. Há ainda grandes falésias e muitos coqueiros. O paraíso fica a 18 km de Cumuruxatiba, também em Prado. Do mar na Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que fica a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação.

Para os turistas que visitam a Barra do Cahy, as histórias dos livros ficam mais reais com o passeio. “A gente ouve a história [do Brasil] lá na infância, na escola, como eles [os portugueses] chegaram. Estar aqui olhando, vendo esse monte, com esse marzão é emocionante”, disse a turista de Brasília, Veras Carpes.

O também turista de Brasília, Valério Azevedo, revelou que se surpreendeu com o Monte Pascoal.”É uma coisa magnífica. Eu inclusive achava que o Monte Pascoal fosse muito menor, e ele é gigantesco”.

Segundo relatos históricos, após chegar na Barra do Cahy, os portugueses acharam o local inseguro para as embarcações e seguiram em direção ao norte, até chegar em Porto Seguro.

De acordo com o Joklébio Coelho, secretário de Turismo de Prado, a população da cidade pedia há muito tempo o reconhecimento de 1° praia do Brasil. “O tempo todo a gente consegue avistar o Monte Pascoal [da Barra do Cahy], uma prova incontestável do Descobrimento do Brasil”, explicou.

Para os índios que ainda moram da Barra do Cahy, viver o momento de reconhecimento da 1° praia do Brasil, mesmo que simbólico, tem um significado especial. “Lembrar daqui da praia do Descobrimento é lembrar que aqui tinha indígena”, disse Iburana Pataxó, cacique da aldeia Tawá.


Deixe seu comentário