Premiação

Atleta de Eunápolis conquista título de campeã mundial de karatê em competição na Europa

26/03/2024 - 14h22Por: Radar News

Com três medalhas conquistadas, a atleta de Eunápolis Duane de Carvalho Basto, de 35 anos, brilhou no World Karate Championships, que ocorreu de 21 a 24 de março em Malta, na Europa. A competição equivale ao campeonato mundial da modalidade.

Duane sagrou-se campeã mundial na categoria seniors de kumite individual (luta), levando o ouro, e foi vice-campeã na categoria seniors de kumite em equipe, conquistando a prata. No kata (apresentação de golpes), ela ganhou o bronze, ficando em terceiro lugar.

INCENTIVO DOS FILHOS – Duane é administradora e pratica karatê há um ano e meio, no estilo Shotokan. Ela tem dois senseis: Erlan Alcântara e Marcelo Gonçalves. Moradora de Eunápolis há muitos anos, é casada e mãe de dois filhos menores, que foram seus maiores incentivadores para praticar o esporte e competir.

TÍTULOS – O campeonato mundial em Malta foi sua primeira competição internacional. Duane também é campeã baiana e nordestina de kumite, além de campeã nordestina de kata e bronze no campeonato baiano.

Ao comentar sobre a emoção da conquista do título mundial, Duane lembrou das dificuldades enfrentadas pela Associação Kime de Karatê Shotokan. “Foi emocionante. Chorei muito, principalmente por servir de espelho para os atletas do meu dojô, a Associação Kime de Karatê Shotokan. Lá é um projeto social que acolhe crianças carentes, sem qualquer apoio do poder público ou privado. Infelizmente, estamos sem espaço para treinar e improvisamos na praça do Dinah Borges, onde mais de 70 crianças se reúnem para treinar”, disse ela.

“Apesar das dificuldades, já temos diversos campeões estaduais, regionais e até brasileiros, e agora com esse título mundial. É gratificante mostrar a eles que, mesmo em meio a tantas adversidades, podemos alcançar voos grandiosos”, acrescentou.


Deixe seu comentário