de freitas
Alvo de manifesto, Sindec diz que CDC não cumpre Convenção

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Empregados do Comércio de Teixeira de Freitas (Sindec), a manifestação realizada na manhã desta terça-feira, 26 de maio, em frente a CDC Acabamentos reivindicava o cumprimento da Convenção Coletiva por parte da empresa.
Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, José Carlos Cabral de Carvalho, a CDC que atualmente emprega quase 200 funcionários estaria em desacordo de itens da Convenção como: vale transporte, assento para descanso, proteção contra o sol, pagamento das comissões nos contracheques e participação nos lucros e resultados.
José Carlos explica ainda, que o ato teve a finalidade de advertir a CDC sobre suas obrigações e responsabilidades para como os funcionários no âmbito da relação de trabalho, já que a empresa não teria respondido aos ofícios emitidos pelo Sindec e faltado em uma reunião marcada para discutir o assunto na última quinta-feira, 21 de março.
Depois de pouco menos de uma hora de manifesto, a CDC se comprometeu a providenciar até o dia 1º de junho, itens de proteção solar para funcionários do crediário e o acento para descanso. No dia 10 Sindec e CDC se reunirão para discutirem a participação nos lucros a e regularização das comissões nos contracheques.
No final da manhã, o Sulbahianews entrou em contato com a CDC e conversou com o gerente geral, Eleniu Moreira, que negou o descumprimento da empresa com a Convenção Coletiva. Segundo ele, a mudança do setor de crediário dentro da loja, teria provocado todo impasse com o Sindicato.
Eleniu esclareceu ainda, que a empresa teria feito a proteção no local, mas o sol teria voltado a incomodar, como há um projeto maior de mudança do setor e o Sindec não teria estabelecido prazo, a CDC faria as mudanças seguindo a execução do projeto nos próximos dias. Sobre o assento, o item seria para um segurança da loja, já com relação ao vale transporte, apenas 4 dos quase 200 funcionários estariam em processo de negociação, mas já encaminhados.
Eleniu alegou ter ficado surpreso com o ato público, também disse que a CDC não chegou a ser oficiada, mas recebeu um convite para uma reunião sem especificação do que seria tratado, chegando a pensar inclusive, que seria uma reunião com outras empresas, mesmo assim o gerente que assegura ter participação assídua nos eventos do Sindicato, não teria comparecido por conta de um imprevisto.