Teixeira
de freitas

Alunas do Anchieta vencem concurso de Redação da Unimed

16/06/2016 - 14h34Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

O Colégio Anchieta repetiu o resultado do ano passado e venceu em duas categorias, concurso de Redação da Unimed Extremo Sul 2016.

O concurso é realizado desde 2001, envolvendo alunos dos 6º ao 9º anos, das escolas públicas e particulares do município de Teixeira de Freitas – BA. O principal objetivo é contribuir com a formação e desenvolvimento do aluno, difundindo os princípios cooperativistas.

O Concurso é dividido em duas fases, sendo os alunos premiados nos dois momentos:

FASE I – acontece na própria escola, sendo premiado um aluno por série.

FASE II – acontece entre as escolas participantes com os alunos ganhadores da1ª fase.

As premiações de todas as etapas e a divulgação do resultado final do Concurso de Redação aconteceram no coquetel de encerramento da edição, com a presença das escolas, alunos e familiares.

O tema da redação para esse ano foi Paradesporto e cooperação. A organização do evento premiou os campeões, suas escolas e professores.

Mais uma vez o Colégio Anchieta, representado pelas alunas Tárcila Amaral do 7º Ano e Ana Clara Barbosa do 9º Ano, receberam com muita alegria a premiação alcançada em meio a outros 4.198 participantes.

Para a professora de Língua Portuguesa, Patrícia Cerqueira Souza, o desempenho dos estudantes foi muito positivo e o concurso tem contribuído significativamente na construção do saber dos participantes. Ainda segundo a educadora, trabalhar a interiorização dos conceitos de cooperação e solidariedade possibilita ao indivíduo ser parte, futuramente, de um sistema cooperativista, além de aproveitar a sala de aula como espaço de discussão sobre esses valores, aprofunda-se nos estudos da Língua Portuguesa.

O Anchieta trabalha com o Sistema Objetivo que há seis anos consecutivos é líder no Enem – MEC em todo Brasil, o ranking considera a média das provas objetivas – Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O trabalho desenvolvido em sala de aula tem feito com o que os alunos alcance sempre, as primeiras colocações no Enem, Olimpíadas estaduais e nacionais, e outras competições educacionais.

O diferencial está diretamente ligado a preocupação básica de que o aluno compreenda que o material aplicado é voltado para sua vida cotidiana correspondendo suas necessidades como cidadão e não somente um conhecimento vazio.

Apesar de ser sido lançado ano passado, as práticas de ensino da Base Nacional Comum Curricular (BNC) do Ministério da Educação, são uma realidade antiga no Anchieta que fundamentou com a nova ferramenta, o seu jeito de praticar a alfabetização sócio-funcional.

A BNC é uma ferramenta que auxilia os sistemas educacionais, escolas e os professores, que passam a ter um importante instrumento de gestão pedagógica.


Deixe seu comentário