Teixeira
de freitas

Aluna do Anchieta é 1ª colocada na Olimpíada Baiana de Química

09/11/2015 - 14h13Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

Anna Laura foi medalhista de ouro na Olimpíada

A solenidade de premiação da X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), aconteceu no final de outubro no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador, uma promoção do Instituto de Química da UFBA, juntamente com a Associação Brasileira de Química Regional Bahia.

Constituída de duas fases, a segunda parte da Olimpíada contou com a participação de mais de três mil e seiscentos estudantes de escolas públicas e particulares, selecionados entre mais de 14 mil alunos na primeira fase. Ainda na segunda fase, apenas 658 alunos foram aprovados, dos mais de três mil iniciais, prestaram exame no dia 1 agosto. A prova única para todas as séries foi aplicada simultaneamente em 76 cidades do Estado da Bahia.

Durante a solenidade foram entregues equipamentos de informática para alunos medalhistas de ouro, Seon Augusto de Souza Ferreira – 3º ano e Anna Laura Gonçalves de Souza – 2º ano, e demais colocados, além de alunos contemplados com menções honras.

Anna Laura, de 17 anos que conquistou o primeiro lugar em sua primeira Olimpíada é estudantes do Colégio Anchieta em Teixeira de Freitas. Nesta segunda-feira, 9 de novembro, o Sulbahianews conversou com a campeã da décima edição da OBAQ.

Ela conta que a prática de ensino aplicada pelo Anchieta foi fundamental para resultado na competição e por conta disso não esperava nada mais que a primeira colocação. “Já esperava, porque me preparei bastante, usei provas anteriores aplicadas em sala de aula como base de preparação, e todo o conteúdo ensinado pelo meu professor de Química, Cássio Alexandi, caiu no exame, ele me incentivou bastante a participar e durante toda competição me ajudou na preparação, então me senti segura”, comentou Anna Laura.

Ainda segundo a aluna, ela conheceu o universo das Olimpíadas quando o Anchieta participou do Desafio Nacional Acadêmico, “vi o projeto e fiquei empolgada, comecei a pesquisar sobre Olimpíadas então descobri como elas podem ser úteis para quem quer, assim como eu, ingressar em uma universidade no exterior”, disse.

Maria Helena, diretora geral do Anchieta

A diretora geral do Anchieta, Maria Helena, explica que a colocação de Anna Laura é resultado do conhecimento absorvido por meio do material aplicado durante o ano letivo. O Anchieta trabalha com o Sistema Objetivo que há seis anos consecutivos é líder no Enem – MEC em todo Brasil, o ranking considera a média das provas objetivas – Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

 “Nosso diferencial é a preocupação básica de que o aluno compreenda que o material aplicado é voltado para sua vida cotidiana correspondendo suas necessidades como cidadão e não somente um conhecimento vazio. Resultado como esse da aluna Anna Laura nos deixam felizes, porque percebemos que os alunos estão correspondendo ao material de qualidade aplicado na sala de aula”, comentou a diretora também lembrando o empenho do professor Cássio, e sua iniciativa de participação do Colégio junto a Olimpíada.

 Com a medalha de ouro da etapa estadual no peito, Anna Laura assegura um empenho ainda maior para participar da etapa nacional, a Olimpíada Brasileira de Química. Ano que vem a medalhista também pretende participar de outras competições na área de Biologia e Neurociência.

Matéria Relacionada


Deixe seu comentário