Veja

Alerta: novo vídeo mostra grande quantidade de peixes mortos no Rio Itanhém e situação preocupa

27/11/2023 - 10h02Por: SulbahiaNews

Um novo vídeo gravado no último sábado, 25 de novembro, mostra uma grande quantidade de peixes mortos nas água do Rio Alcobaça, também conhecido como Rio Itanhém, intensificando a preocupação das autoridades ambientais diante de um possível fenômeno que estaria se desenrolando nos últimos dias.

Observações recentes feitas por especialistas, indicam a possível ocorrência de eutrofização no Rio Itanhém. A coloração verde-azulada da água e o aumento da proliferação de algas são sinais evidentes desse fenômeno, que pode ter implicações significativas para a fauna e a flora aquáticas.

Em nota, a prefeitura de Medeiros Neto destacou que a Secretaria de Meio Ambiente está ciente da situação desde o dia 19 de novembro e está trabalhando com a Vigilância Sanitária e o Inema para investigar as causas e minimizar os danos ambientais.
Na última semana, a Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas realizou a análise e o controle da água que chega às residências do município após denúncia de possível contaminação do rio Itanhém, o que explicaria a morte de peixes e a coloração esverdeada da água em cidades no Extremo Sul da Bahia.
Com o auxílio do medidor multiparâmetro — que auxilia a medir o pH e a salinidade da água, por exemplo — a equipe responsável pelo procedimento afirma que a água em Teixeira de Freitas não apresenta nenhuma alteração proveniente do fenômeno em questão (que, segundo hipóteses das instituições responsáveis, seria resultado de uma eutrofização aquática).
A administração pública afirma que continuará com o monitoramento da água em Teixeira de Freitas para assegurar a manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos, reiterando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade teixeirense. Qualquer anormalidade será divulgada nos meios de comunicação oficiais da Prefeitura, e serão tomadas as medidas ambientais cabíveis.


Deixe seu comentário