Confira

Aglomerações: bares e clientes desrespeitam medidas de prevenção a Covid-19 em Teixeira

03/12/2020 - 10h18Por: SulbahiaNews

Bebida, música e aglomeração! Este é o cenário registrado em alguns bares em Teixeira de Freitas e que tem preocupado moradores e os órgãos de saúde.

Desde a liberação de funcionamento do comércio noturno, teixeirenses têm lotado os estabelecimentos a procura de diversão, colocando em risco, sua própria saúde, amigos e familiares.

Publicado durante a campanha eleitoral em 19 de outubro, o Decreto 906/2020, estendeu o horário de funcionamento de bares e restaurantes paras as 23 horas em Teixeira de Freitas, mantendo o toque de recolher das 00 às 5 horas.

O novo decreto também determinou que os estabelecimentos, durante seu funcionamento (interno e/ou com atendimento ao público), observem a legislação em vigor, referente às medidas de enfrentamento à pandemia, especialmente quanto ao uso obrigatório de máscaras, inclusive pelos clientes/consumidores, além da higienização, limitação e distanciamento de público, o que não vem ocorrendo em vários estabelecimentos.

Diversos bares têm funcionado com sua capacidade máxima de lotação e os clientes por muitas vezes são vistos em pé nas calçadas, inclusive durante o toque de recolher.

A preocupação é que em pouco mais de oito meses de pandemia, Teixeira registrou 7.396 casos de coronavírus com 107 mortes em decorrência do novo vírus.

Em entrevista ao BA/TV nesta segunda-feira, 30 de novembro, o secretário de Saúde, Hebert Chagas, contou que a ocupação de leitos de UTI é preocupante em Teixeira.

Segundo o secretário, o aumento de casos tem sido grande diariamente, cerca de 20%. “Tivemos um aumento muito grande no número dos casos, ou foi por diagnóstico precoce ou por pacientes que se contaminaram durante as visitações e campanhas eleitorais. Teixeira de Freitas vive hoje o momento de alerta, e a população precisa se precaver”.

Para se ter uma ideia da gravidade, ainda na última segunda-feira, mais de 100 pessoas foram atendidas no Hospital de Campanha, e todas elas submetidas a testes laboratoriais, que foram encaminhados para o LACEN-BA.

A ocupação dos leitos do Hospital de Campanha vem se mantendo em 70% desde a semana passada, mas a maior preocupação da Organização de Saúde, são as vagas para os leitos de UTI. Até essa segunda-feira, restavam apenas dois leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 na UTI.

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta terça-feira, 2, Teixeira tem 20 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, sendo 6 clínicos e 14 UTI. Na UPA, de acordo com última atualização, são 12 internados. Na rede privada são 18, destes 11 internados na enfermaria e 7 na UTI. Sendo, no total: 50 pacientes.

Foi publicado nesta segunda-feira, 19 de outubro, o Decreto 906/2020 que autoriza a reabertura dos cinemas e academias de artes marciais em Teixeira de Freitas.

O decreto prorroga até o dia 31 deste mês, o toque de recolher das 00 às 05 horas, e a permanência do funcionando do comércio das 6 às 18 horas de segunda a sexta-feira, e das 6 às 13 horas aos sábados.

Permanece autorizado o funcionamento dos supermercados, atacados e mercadinhos até as 20 horas de segunda a sábado. Padarias podem abrir aos domingos.

Além disso, Shoppings e praças de alimentação podem abrir até 23 horas, inclusive aos domingos.

Academias de arte marciais devem se submeter às regras das academias de ginástica;

Cinema, circo, teatro etc.: autorizados desde que respeitadas as medidas de segurança.


Deixe seu comentário