Prisão

Advogado Alexandre Laranjeira é preso por suspeita de trabalhar como ‘pombo-correio’ de detentos

22/05/2025 - 10h55Por: Sulbahianews

Um advogado foi preso em flagrante dentro do Conjunto Penal de Serrinha, no norte da Bahia, na última quarta-feira (21), após ser flagrado com drogas escondidas nas botas e uma carta manuscrita por um detento da unidade. A prisão ocorreu durante uma vistoria de rotina no presídio, que é classificado como de segurança máxima.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o profissional, identificado como Alexandre Laranjeira da Silva Santos, é suspeito de atuar como espécie de “pombo-correio” entre presos de diferentes unidades prisionais, facilitando a comunicação entre membros de facções criminosas.

A carta encontrada com o advogado continha instruções claras para outro interno, sugerindo sua transferência para a cidade de Brumado, no sudoeste do estado, onde passaria a trabalhar com o tráfico de drogas. No bilhete, o remetente prometia envio de entorpecentes e até uma arma de fogo, além de oferecer apoio logístico por meio de comparsas na região.

“Vou mandar droga para você vender e uma pistola para você portar. Procure trabalhar certo, vai ter uns pivetes que vai estar lá com você”, dizia um trecho da mensagem. Apelidos de supostos traficantes da região também foram citados no conteúdo da carta, como “Professor” e “Amarelo“, além da promessa de uma residência para abrigar o destinatário.

O Conjunto Penal de Serrinha abriga presos do regime fechado, incluindo internos submetidos ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que impõe medidas mais rigorosas para detentos de alta periculosidade.

O advogado foi conduzido à delegacia da cidade de Serrinha, onde o caso está sendo investigado. A Seap afirmou que seguirá apurando se há outros profissionais envolvidos no esquema de repasse de mensagens e materiais ilícitos entre presos.