ADEX reúne lideranças do Extremo Sul e apresenta balanço de 2025 com anúncio de novas parcerias
A Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul (ADEX), em parceria com o Sebrae, realizou nesta quarta-feira, 19 de novembro, no auditório da Faculdade Anhanguera, o Encontro Anual com as lideranças dos 13 municípios da região. O workshop teve como objetivo apresentar os resultados alcançados em 2025 e alinhar estratégias e parcerias para impulsionar o desenvolvimento econômico do Extremo Sul da Bahia em 2026.

A presidente da ADEX, Cleide Ferreira, fez um balanço das ações realizadas em 2025, enfatizando o avanço das iniciativas articuladas pela agência em todos os municípios da região: “Este encontro simboliza a força coletiva que construímos. Agradeço a cada parceiro que caminhou conosco, contribuindo para o fortalecimento de projetos e para o desenvolvimento dos nossos territórios. Cada município teve um papel essencial para que chegássemos até aqui, e seguimos confiantes para novos desafios em 2026.”

Cleide também ressaltou a importância das instituições apoiadoras, como Suzano, Sicoob, Senai, FENEC, Sebrae e demais entidades que compõem as redes de cooperação da ADEX.

“Hoje celebramos mais um ciclo de entregas consistentes. É gratificante atuar em uma região onde as entidades são fortes e comprometidas. A ADEX tem mostrado resultados expressivos e, sobretudo, visão de futuro. Essa integração entre Sebrae, CDL, Sincomércio, ACE e ADEX é fundamental para ampliar o empreendedorismo e a produtividade em toda a região.”, destacou.

O gerente executivo de Relações Corporativas da Suzano, André Brito, destacou o compromisso da empresa com o desenvolvimento territorial e anunciou parceria para um estudo de potencialidades regionais: “Para nós, é uma satisfação enorme participar dessa construção coletiva liderada pela ADEX. Hoje simbolicamente plantamos uma semente — o início de um estudo que vai mapear as potencialidades econômicas, sociais e ambientais da região, contribuindo para que possamos orientar o crescimento futuro de forma sustentável e estratégica.”

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA) marcou presença por meio de representantes que reforçaram o diálogo com os municípios: “Estamos aqui para conhecer de perto as experiências e projetos que vêm sendo articulados nos territórios. O Extremo Sul tem um ecossistema de inovação vivo, e a SECTI está de portas abertas para fortalecer essas iniciativas”, comentou o técnico da diretoria de Indução para Desenvolvimento Científico, Georgheton Nogueira.


O sócio-consultor da Symnetics, Anderson Penha, anunciou o início dos trabalhos voltados ao planejamento de futuros cenários para o território.
“Estamos iniciando uma pesquisa profunda para compreender os caminhos de futuro da região. Nosso objetivo é identificar oportunidades de impacto não apenas municipal e estadual, mas também nacional e global. Este é um movimento estratégico de longo prazo.”

O prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo, valorizou a atuação da ADEX como ponte entre setores, “o Extremo Sul tem grande potencial de investimento, público e privado, e a união de esforços é essencial. A ADEX tem realizado um trabalho de excelência, aproximando setor público e setor privado e promovendo ações que fortalecem toda a região.”

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Penélope Belitardo, destacou o papel de Teixeira como articuladora regional: “Teixeira de Freitas tem sido um elo importante no processo de integração territorial. Estamos construindo estratégias conjuntas que fortalecem a cultura, o turismo e o desenvolvimento de todo o Extremo Sul.”
Eixos estruturantes reafirmam visão de futuro

Durante o evento, os participantes visitaram estandes que apresentaram os quatro eixos estruturantes da ADEX:
Hub de Inovação e Tecnologia
Observatório de Inteligência Territorial
Território Empreendedor
Campo 5.0
Os eixos representam a base do planejamento estratégico da agência e orientam as ações previstas para os próximos anos.
Compromisso renovado com o desenvolvimento regional

O encontro encerrou-se com um clima de cooperação e alinhamento entre instituições. A ADEX reafirmou seu compromisso de continuar promovendo integração, inovação e desenvolvimento sustentável nos 13 municípios do Extremo Sul da Bahia.

A expectativa é que, em 2026, novas parcerias e projetos ampliem ainda mais a capacidade competitiva e a qualidade de vida na região.

