A cor do sangue menstrual pode indicar doenças, fique atenta

A maioria das mulheres não fica necessariamente animada em menstruar. Isso frequentemente vem acompanhado de dores, limitação das atividades, sem mencionar o incômodo em trocar absorventes, tampões ou o coletor.
Para algumas mulheres, só existe um lado bom: significa que você não está grávida. Para outras, é o contrário.
É claro que, se uma mulher menstrua regularmente (a cada cerca de 28 dias), então ela tem o benefício de saber que seus hormônios estão equilibrados.
Mas alguém olha o sangue mais de perto quando chega a hora? A maioria, não, ainda que isso possa valer a pena. Se você der uma olhada rápida na cor, você pode descobrir algo importante sobre sua saúde.
-
Vermelho rosado

Se o sangue for rosa ou vermelho claro, pode ser que você esteja no início da sua menstruação. Mas se você estiver entre períodos, então é uma boa ideia visitar um médico. Isso pode ser um sinal de ferimento interno, doença venérea (como clamídia) ou flutuações hormonais. Se for a hora certa, mas o fluxo for bem leve e breve, então isso pode indicar gravidez. No começo, você nem sempre para de menstruar completamente quando engravida. Esse é um motivo pelo qual algumas mulheres não percebem imediatamente que estão grávidas.
-
Vermelho vivo

Se o sangue está vermelho vivo, então você pode assumir que está tudo bem. Depois de cinco ou seis dias deve acabar. Se durar mais, é melhor checar com seu ginecologista. Vermelho muito vivo pode ser um sinal de nível de estrogênio baixo, o que às vezes ocorre após uma dieta ou consumo excessivo de álcool.
-
Vermelho escuro

Quando sua menstruação está no fluxo máximo, é frequentemente mais forte e o sangue é mais escuro. Quando a cor mais escura e o fluxo pesado durarem por muito tempo, no entanto, isso pode ser um sinal de leiomioma do útero. Sangue vermelho muito escuro também pode indicar um nível de estrogênio elevado.
-
Vermelho-laranja

Neste caso, pode ser que uma secreção amarelada tenha se misturado com o revestimento do útero, resultando assim num tom laranja. No entanto, isso também pode ser sinal de uma infeção vaginal, especialmente se tiver um odor desagradável. Então, é hora de ver seu ginecologista.
-
Marrom-preto

Algumas mulheres acham angustiante ver um fluxo marrom-preto ao invés de sangue em seu absorvente, coletor ou tampão. Mas não se preocupe, é completamente normal. É sangue velho que, como uma casca, muda de cor quando está fora de circulação.
-
Cinza

Esta é a única cor que deve soar imediatamente o alarme: um fluxo cinza incomum é um sinal provável de infecção ou mesmo de aborto espontâneo. Nesse caso, certifique-se de marcar um horário com seu médico.
Agora que você sabe o que a cor do seu sangue menstrual pode revelar sobre sua saúde, você definitivamente vai olhar mais de perto na próxima vez, não é? Se você perceber algo preocupante e for prontamente ao médico, você estará em uma situação muito melhor para evitar o pior. Em qualquer caso, isso pode ser bem interessante para conhecer melhor essa parte de nossos corpos e de nossas vidas!