A chegada do Atacadão pode ameaçar ‘sobrevivência’ de negócios em Teixeira?

A chegada do empreendimento que jogou os preços de 10 mil produtos no chão acirrou a concorrência em Teixeira de Freitas.
O Atacadão está estrategicamente localizado na Avenida São Paulo, com 5.600 m² de área de vendas, obedecendo o plano de expansão do maior atacadista brasileiro.
Com intensa movimentação da inauguração desta quinta-feira, 22, fornecedores e prestadores de serviço acreditam que o Atacadão coloca ‘em xeque’ o futuro de supermercados na cidade.
Com o plano de expansão no extremo Sul, o Atacadão parece ter adotado um projeto similar ao de implantação de lojas de vizinhança de cadeias organizadas, mas com o poderoso autosservice. O empreendimento já possui uma unidade em Eunápolis, e agora passa a funcionar também em Teixeira de Freitas, cidade considerada o grande polo regional com abrangência também em parte dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, um verdadeiro ‘cerco’ aos concorrentes de olho na fatia do comércio vizinho.
Para perder menos clientes, nesta quinta-feira, supermercados e pequenos lojistas também baixaram os preços e tentam manter uma concorrência com o Atacadão, um bom negócio para o consumidor, que pode ter um efeito negativo para o lojista a longo prazo.
Mas segundo, Roberto Müssnich, CEO do Atacadão, a unidade pretende ser parceiro também do comerciante. A ideia é atender donos de bares, pizzarias, mercadinhos e consumidores finais. Os produtos podem ser adquiridos em embalagens fechadas e fracionadas, de acordo com a necessidade do cliente.
Além de produtos da área de mercearia, também é possível encontrar nos corredores do Atacadão, produtos para casa, carro, animais de estimação e itens para festa.
Para os grandes supermercados em condições de uma disputa saudável com o Atacadão, é importante ressaltar que na maioria das vezes a concorrência poder ser transformada em uma espécie de aliado.
A concorrência é indício de que existe demanda, ou seja, de que tem gente querendo pagar pelo seu produto/serviço. Em virtude dessa competitividade, os empreendedores se tornam inovadores.
O PátioMix ‘versus’ Teixeira Mall pode ser usado como exemplo. Com a chegada do novo shopping, os rumores davam conta que o grupo de lojas localizado na Hilton Chicon, poderia quebrar, mas a competividade de mercado e ações inovadoras de administradores e lojistas mantém os dois empreendimentos em funcionamento.
A concorrência também pode levar ao fechamento de empresas dentro do mercado competitivo, mas por outro lado, dentro das inúmeras variáveis, também pode impulsionar o empresário na busca por diferenciais que lhe deem vantagens, como por exemplo, um melhor atendimento ao cliente, ampliar os horizontes, melhorar a comunicação, procurar por novas tecnologias, novas ideias de marketing entre tantas outras estratégias. O que vale nesse momento é a criatividade do empreendedor ao buscar vantagens no mercado, a final, o mundo dos negócios é uma aposta constante.