de freitas
Sulbahianews dez anos: do pioneirismo à inovação constante
O Sulbahianews surgiu em 2006, na cidade de Eunápolis. Seu fundador, João Pereira, era repórter fotográfico e ao se desligar do jornal “A Tarde”, percebeu que havia essa lacuna de jornalismo online na região. Na época, havia um site de notícias em Eunápolis, mas era de âmbito local. Acostumado a um jornal de cobertura mais ampla, João Pereira decidiu criar um site que atendesse um maior número de municípios, que fosse mais abrangente, daí o nome Sulbahianews ser escolhido com o propósito de expandir a abrangência.
O site ficou dois anos em Itamaraju, passou por muitas dificuldades, e não conseguia a expansão desejada. Como seu fundador e então repórter, sempre vinha a Teixeira em busca de notícias, percebeu a não existência de um veículo online na cidade. Juntou-se a isso a necessidade de especialização e a implantação do curso de Jornalismo na Fasb. Em janeiro de 2009 o site veio de vez para Teixeira e aqui se estabeleceu.

O Sulbahianews foi pioneiro em Teixeira de Freitas. No começo, assim como em Itamaraju, foi muito difícil a aceitação de um veículo online. Na época, o staff era composto apenas por Lidiane Santos, que administrava o setor comercial e João Pereira, que cuidava da parte de jornalística. O escritório era num cômodo da casa do casal, o que dava à empresa um aspecto amador.
A escolha pelo curso de Jornalismo foi exatamente pensando em crescer, melhorar. Contatou-se, então, a necessidade de locar um escritório, contratar-se mais funcionários e, com isso, o jornal saiu do âmbito familiar no ano de 2011, e passou a ter um escritório independente no Centro da cidade, com mais privacidade para o atendimento direto com os clientes.

Teixeira de Fretas foi um celeiro de jornais impressos, porém, muitos deles perderam espaço e os anunciantes foram migrando para o webjornalismo que ganha mais adeptos a cada dia. De acordo Adna Santana, Pesquisadora de Mídia, internet é a mídia mais consumida no Brasil, ultrapassando a televisão.
Segundo dados do Interactive Advertising Bureau (IAB), mais de 40% dos entrevistados (entre 15 e 55 anos – 51% homens e 49% mulheres), isso no final de 2014, passam pelo menos duas horas por dia navegando na internet (por vários dispositivos digitais), enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV.

Com a revolução do jornalismo digital, o Sulbahianews foi caindo no gosto popular, por ser mais abrangente. As empresas maiores, como a Fibria, Veracel e a Suzano aderiram prontamente ao novo formato regional, porém, as empresas locais tiveram maior resistência que foi quebrada à medida que o jornal se firmava no mercado e os clientes ao verem a adesão de empresas de grande porte, também aderiram ao novo formato.
A página do jornal online tem que ser leve para ter acesso rápido, portanto, há um limite de anunciantes. Não se pode vender indefinidamente anúncios, pois caso contrário, fica impossível um acesso dinâmico e que atraia o leitor. O Sulbahianews, ciente disso, sempre primou por aderir às novidades do mundo tecnológico, buscando inovações que facilitassem tanto a postagem das publicidades quanto o acesso por parte dos leitores.

Em 2015, o layout que já tinha passado por uma transformação em 2010, mudou novamente seu formato para se adequar as novas tecnologias e ferramentas, deixando-o responsivo.
Realizando estudos de mídia, João Pereira, identificou a necessidade de interatividade com as redes sociais e o jornal buscou ferramentas que se adequem a essa nova exigência para facilitar o acesso do leitor e também sua participação direta por meio de comentários, sugestões, críticas e aprovação.
Com o novo formato, as matérias postadas no jornal são automaticamente direcionadas para o twitter, facebook e whatsapp. São ferramentas mais modernas que disponibilizam uma página com formato exclusivo para dispositivos móveis, tornando a leitura mais fácil e ágil para quem o acessa pelo celular.
Por meio do dispositivo móvel, a atual plataforma permite publicações rápidas diretamente no painel administrativo, dando velocidade à informação.

Outra ferramenta recentemente implantada no Sulbahianews, mas em fase de teste, é o “Teixeira ao Vivo”. A plataforma será bastante útil em dias normais para acompanhar o trânsito em uma via pela qual você vai passar e até as condições climáticas
Em 2010, na editoria Entretimento, o Sulbahianews ofereceu uma ferramenta parecida, mas toda estrutura de monitoramento foi montada em um local específico para a transmissão, 24 horas por dia, do reality show, a “Casa de Vidro”. Foram mais de 504 horas de transmissão em tempo real.
Na época foi montada uma equipe exclusiva para cuidar da parte técnica de transmissão enquanto as demais editorias funcionavam normalmente com coberturas jornalísticas em Teixeira de Freitas e região.

O propósito do jornal, como o próprio nome sugere é fazer cobertura de todo o Sul da Bahia, hoje é usado como fonte nos principais veículos da Bahia e estados vizinhos, além da mídia nacional e textos reproduzidos em sites italianos.
Desde o começo, estava nos planos do seu fundador ter uma sucursal em Teixeira de Freitas, uma em Eunápolis e outra em Itabuna. Ainda não se conseguiu essa expansão, mas o sonho continua e a vontade de realizá-lo é muito grande.
Mais uma etapa desse sonho foi alcançada em março deste ano, quando o Sulbahianews inaugurou sua sede própria na região central de Teixeira. Com uma estrutura ampla, a nova sede vai proporcionar um trabalho mais eficiente com sala exclusiva para planejamento de pautas, sem contar os outros setores já implantados.

Atualmente o quadro de funcionários diretos do jornal é composto por Lidiane dos Santos (diretora), Uinderlei Guimarães (diretor de reportagem) Emerson Santana (técnico em programação) e mais os repórteres, Siara Oliveira, Lays Ferreira e Alexandro Sousa. Conta também com colabores indiretos que repassam notícias de outras cidades; e, alguns colunistas fixos: Eleandra Machado, Jader Pereira, Ramão Oruê, Juliana Micheletti e Osmundo Nogueira.
Ainda este ano, quando completa seu décimo aniversário, o Sulbahianews prepara maiores novidades para expandir o volume de conteúdo com a agilidade proposta pelo mundo virtual.