em teixeira
Escolinha FLA realiza grande inauguração em Teixeira de Freitas
Na manhã deste sábado, dia 24 de outubro, houve a grande inauguração da Escolinha FLA, a escola oficial de futebol do Flamengo, em Teixeira de Freitas, que está funcionando no Kolaias Sport Club, que fica localizado na Rua Inconfidência Mineira, nº 80, bairro Monte Castelo. O evento teve a presença de Júlio César Uri Geller e Adílio Oliveira Gonçalves, ex jogadores e ídolos do clube.

De acordo com Antônio Bezerra, coordenador técnico do Flamengo, a Escolinha Fla tem 153 escolinhas e é a maior franquia de escolas de futebol do país. Tem um projeto que visa dar oportunidades a todos que participam da aula para se estruturarem no esporte, sendo que, “é uma escola paga, mas está tendo o lado social disponibilizando 60 vagas para a comunidade que serão distribuídas através da Secretaria de Assistência Social”.

A escola atenderá crianças de 5 a 14 anos, nos turnos matutinos e noturnos. Os alunos farão visitas a Gávea e participação na Copa Fla, que é a competição oficial das Escolinhas FLA. E, uniformes personalizados. Há um projeto de olheiros junto a Gávia, no Rio de Janeiro, que virão olheiros à escola para observar e indicar jogadores mirins para o Clube de Regatas do Flamengo.

Para fazer a inscrição basta ir até a Escolinha do Fla ou a Madri Center, em frente ao Posto Cidade. A mensalidade é R$ 80,00 (oitenta reais) e o uniforme oficial custa R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), podendo ser divido. Telefone para mais informações: (73) 9904-2952 ou (73) 9116-1765 (whatsapp).

O técnico Ulisses de Almeida Alves irá dar aulas para as crianças e disse que recebeu com grande expectativa o convite para estar a frente da coordenação técnica da escolinha na cidade, mesmo por que “é um clube de massa, de camisa”. “É uma grande porta e grande vitrine para os talentos do futebol de Teixeira de Freitas”, ressaltou Ulisses.

Ele conta que o treinamento com crianças é diferenciado no que tange as especificidades, não se deve queimar etapas, “um trabalho voltado ao treinamento das capacidades coordenativas e cognitiva, jogos específicos envolvendo a tomada de decisão, se tornando um trabalho específico e cauteloso para que não queime essas etapas”.

Professor Ulisses do Futsal, como é conhecido, disputou cinco finais de campeonato estadual, foi vice-campeão baiano em 2009, foi campeão da Taça Estadual da Bahia de Futsal, em 2008 fez um estágio Jaraguá do Sul, Santa Catarina, esse ano participou do estágio no Futsal do Corinthias, licenciado e bacharel em Educação Física e professor de Educação Física na Unopar.

Drielly Ferraz também será treinadora da escola e iniciou sua carreira no esporte criança, jogando futebol desde os 5 anos de idade entre os meninos, sendo que o seu futebol sempre se destacou. Ela cursa Educação Física e diz que é grande a expectativa para o início das aulas.

Rafael Gomes, 10 anos, é flamenguista e é um dos bolsistas da Escolinha FLA e está muito feliz com a chegada do clube na região. Ele diz adorar jogar futebol e costuma brincar no Estádio Mangueirão. Quando crescer ele disse que será jogador de futebol.

Júlio César Uri Geller, ex-jogador do Flamengo, esteve prestigiando essa inauguração e disse que é muito gratificante acompanhar essas inaugurações, sendo que, no próximo mês haverá duas inaugurações semelhantes em Brasília. “A escolinha do Flamengo é para desenvolver aquele menino que já tem qualidade técnica e também aqueles que ainda não têm, também crescem”.

Júlio está desde os 7 anos no Flamengo, no começo, ele não tinha a condições financeiras de pagar a mensalidade e muitas vezes pulou o muro para pode jogar. Ele era ponta esquerda e atuou no clube nas décadas de 70 e 80.

Adílio Oliveira Gonçalves, que jogou como volante e meia do Flamengo, nas décadas de 70 e 80, falou que “essa ligação de Teixeira de Freitas com o Flamengo é muito interessante, e essa é uma oportunidade para que as crianças da cidade possam, quem sabe, futuramente, serem jogadores do Flamengo, da seleção brasileira e correr mundo a fora, pois se trata de uma escola bem capacitada e com professores a altura”.
Adílio chegou ao Flamengo com seis anos de idade e com o clube conquistou diversos títulos, incluindo a Taça Libertadores da América, o Mundial Interclubes de 81 e os Brasileiros de 80, 82,83. Ele diz ainda que, atualmente, a prática de esportes é incentivadora para que o jovem melhore de vida.

Jussara Bahia, Secretária da Assistência Social, disse que algumas crianças que frequentam os CRAS foram selecionadas para entrarem na Escolinha através de bolsas de estudo proporcionada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.