Sulbahianews do pioneirismo à inovação constante

O Sulbahianews surgiu em 2006, na cidade de Eunápolis. Seu fundador, João Pereira, era repórter fotográfico do jornal “A Tarde” e, ao se desligar do jornal ele percebeu que havia essa lacuna de jornalismo online na região. Havia um site de notícias em Eunápolis mas era de âmbito local. Acostumado a um jornal de cobertura mais ampla, João resolveu criar um site que atendesse um maior número de municípios, que fosse mais abrangente, daí o nome Sulbahianews ser escolhido com o propósito de expandir a abrangência.
O site ficou dois anos em Itamaraju, passou por muitas dificuldades, e não conseguia a expansão desejada. Como seu fundador e então repórter, sempre vinha a Teixeira em busca de notícias, percebeu a não existência de um veículo online na cidade. Juntou-se a isso a necessidade de especialização e a implantação do curso de Jornalismo na Fasb. Em 2009 o site veio de vez para Teixeira e aqui se estabeleceu.
O Sulbahianews foi pioneiro em Teixeira de Freitas. No começo, assim como em Itamaraju, foi muito difícil a aceitação de um veículo online. Na época, o staff era composto por Lidiane, que cuidava da parte comercial e João Pereira, que cuidava da parte de jornalística. O escritório era num cômodo da casa do casal, o que dava à empresa um aspecto amador.
A escolha pelo curso de Jornalismo foi exatamente pensando em crescer, melhorar. Contatou-se, então, a necessidade de locar um escritório, contratar-se mais funcionários e, com isso, o jornal saiu do âmbito familiar e passou a ter um escritório independente, com mais privacidade para o atendimento direto com os clientes.
Teixeira de Fretas foi um celeiro de jornais impressos, porém, eles foram caindo em descrédito e os anunciantes foram migrando para o jornal online. Com isso, o Sulbahianews foi caindo no gosto popular, por ser mais abrangente. As empresas maiores, como a Fibria, Veracel e a Suzano aderiram prontamente ao novo formato regional, porém, as empresas locais tiveram maior resistência que foi quebrada à medida que o jornal se firmava no mercado e os clientes ao verem a adesão de empresas de grande porte, também aderiram ao novo formato.
A página do jornal online tem que ser leve para ter acesso rápido, portanto, há um limite de anunciantes. Não se pode vender indefinidamente anúncios, pois caso contrário, fica impossível um acesso dinâmico e que atraia o leitor. O Sulbahianews, ciente disso, sempre primou por aderir às novidades do mundo tecnológico, buscando inovações que facilitassem tanto a postagem das publicidades quanto o acesso por parte dos leitores.
O layout do jornal vem mudando para se adequar ao que há de mais moderno no mercado. Sempre que surge uma nova tecnologia, novas ferramentas, o Sulbahianews procura adaptar seu formato. Hoje há uma necessidade de interatividade com as redes sociais e o jornal busca ferramentas que se adequem a essa nova exigência, tudo isso para facilitar o acesso do leitor e também sua participação direta por meio de comentários, sugestões, críticas e aprovação. Agora, com o novo formato, as matérias postadas no jornal serão automaticamente direcionadas para o twitter, facebook e whatsapp. São ferramentas mais modernas que irão disponibilizar uma página com formato exclusivo para dispositivos móveis, tornando a leitura mais fácil e ágil para quem o acessa pelo celular.
O quadro de funcionários diretos do jornal é composto por João Pereira (diretor geral), Lidiane dos Santos (diretora financeira), Uinderlei Guimarães (diretor de reportagem) e mais quatro repórteres, Natália Medeiros, Petrina Nunes, Siara Oliveira, Kaique Chaves. Conta também com colabores indiretos que repassam notícias de outras cidades; e, alguns colunistas fixos: Eleandra Machado, Jader Pereira, Ramão Oruê, Juliana Micheletti, Osmundo Nogueira, Milla Milanese, e Marlene Pires, que também é redatora.
O propósito do jornal, como o próprio nome sugere é fazer cobertura de todo o Sul da Bahia. Desde o começo, estava nos planos do seu fundador ter uma sucursal em Teixeira de Freitas, uma em Eunápolis e outra em Itabuna. Ainda não se conseguiu essa expansão, mas o sonho continua e a vontade de realizá-lo é muito grande.