Teixeira de Freitas atende 400 portadores do vírus HIV, estima CTA
![]() |
A Aids teve origem no continente africano no começo do século XX. Mas apenas na década de 1980 que a doença passou a ter maior notoriedade.
Um relatório divulgado em julho deste ano pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids), indica que as novas infecções por HIV no Brasil aumentaram 11% entre 2005 e 2013. No ano passado, o país registrou 47% de todos os novos casos contabilizados na América Latina.
A maioria dos casos, 75% se concentram em cinco países: Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela.
![]() |
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) do município de Teixeira de Freitas têm registrado um total de 400 pessoas infectadas pelo vírus HIV, e 22 casos de óbitos desde o ano de 2010 até outubro de 2013 – os casos são de pacientes que compõem os 13 municípios do Extremo Sul baiano.
O CTA/SAE realiza o acompanhamento médico, psicológico e farmacêutico, além de distribuir os medicamentos (coquetel) gratuitamente aos pacientes soropositivos.
Diagnóstico
![]() |
De acordo com o dr Júlio Castanheiras, que atende no CTA/SAE, é muito importante que as pessoas façam o exame do HIV, pois a pessoa pode estar infectada com o vírus e não apresentar nenhum sintoma.
Pessoas que tem tuberculose, ou doenças que mesmo depois de tratadas voltam com frequência, como infecções, gripes, corrimento vaginal, diarreias é importante que façam o exame, porque essas doenças se repetindo significa a falta de imunidade.
Qualquer pessoa pode e deve realizar o exame, basta comparecer ao CTA/SAE. O resultado sai em 15 minutos, e o paciente também pode fazer os exames de sífilis e hepatite B e C, oferecidos no Centro de Testagem e Aconselhamento.
Doutor Júlio alerta ainda, que as pessoas vítimas de violência sexual, devem procurar o CTA/SAE o mais rápido possível, para que sejam tomadas as providencias, e a vitima precisa tomar os remédios que previne o vírus HIV e doenças sexualmente transmissíveis, hepatite C,B e a Sífilis.
Tratamento
No Brasil o acesso ao tratamento para o HIV é gratuito e é realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O tratamento gratuito é assegurado por lei desde 1966.
Os soropositivos realizam o tratamento por meio de um coquetel composto por 19 remédios, que juntos evitam o enfraquecimento do sistema imunológico causado pela atuação do HIV. Sua ação diminui o aparecimento de infecções por doenças que aproveitam do sistema de defesa debilitado.
A Aids é uma doenças que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo vírus HIV. Ainda não tem cura, mas o tratamento da forma como é realizado atualmente garante uma longevidade ao portador.
Os pacientes de Teixeira de Freitas e dos 13 municípios que são atendidos no CTA/SAE são acompanhados pelos especialistas da área, onde é realizado a cada 4 meses o exame da carga viral, detectando o estágio da doença, para dar continuidade no tratamento.
Prevenção
O cuidado principal para prevenir a contaminação do vírus HIV, é utilizar o preservativo nas relações sexuais. Já as pessoas infectadas é importante ter o cuidado para não transmitir o vírus, além de usar o preservativo não permitir que outras pessoas tenham o contato com o sague.