de freitas
ADFICESB: 10 anos de trabalho social em Teixeira de Freitas e região
A Associação dos Deficientes Físicos, Idosos e Carentes do Extremo Sul da Bahia (ADFICESB) está há 10 anos em Teixeira de Freitas defendendo os direitos igualitários dos deficientes físicos, idosos e carentes do Extremo Sul e região.
A associação foi fundada em 28 de maio de 2004, pelo ex-vereador e presidente da Câmara de Alcobaça, Permindio Muniz Bomfim. Atualmente, a ADFICESB tem mais de 20 mil associados espalhados em 13 municípios da região, além de outros Estados como Espírito Santo e Minas Gerais.
A ADFICESB conta hoje com mais de 20 médicos em diversas especialidades, oferendo atendimento em odontologia, fisioterapia, eletrocardiologia, reumatologia, dermatologia, geriatria, massagem, cardiologia, neurologista, endocrinologista, ginecologista, urologista, ultrassonografia, dermatologista, cardiologista, psiquiatra, psicóloga, reumatologia, acupuntura, domiciliar e clínica geral. Além de convênios com clínicas e hospitais da região e auxílio funeral.
A associação oferece aos associados curso de informática básica e acesso a internet, além de disponibilizar medicamentos e fazer doações de cadeiras de rodas e fraudas geriátricas. De acordo com Permindio, a associação atende por semana uma média de 200 pessoas e é mantida graças as entidades parceiras, como Ibama, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Secretaria de Justiça, Polícia Rodoviária Federal e Caema, além de médicos, hospitais e laboratórios conveniados.
Ainda de acordo com Permindio, a associação não tem nenhum vínculo com políticos e não permite nenhuma propaganda que envolva a associação e a política.
Centro de Convivência dos Idosos, um sonho que foi interrompido pela desonestidade
O Centro de Convivência dos Idosos é um sonho antigo da Associação, que buscou realizá-lo através de uma parceria com a construtora Caraípe Construções e Incorporações Ltda. por meio de seu procurador André Soares Pires, que assinaram um contrato de permuta com a associação nos trâmites da lei, no qual a ADFICESB passou ao sr. André Pires uma procuração dos terrenos no bairro Recanto para a construção do Centro de Convivência.
Porém, o sr. André Dias agiu de má-fé e vendeu os terrenos e não construiu o Centro de Convivência. O presidente da associação, sr. Permindio, prevendo que a construção do Centro não seria concluída, anulou a procuração, evitando que mais terrenos fossem vendidos e o prejuízo fosse ainda maior.
A associação, por meio da assessoria jurídica, em julho deste ano entrou com uma representação civil e criminal na 5ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia contra André Pires, e também com uma ação judicial em 12 de agosto no fórum cível de Teixeira de Freitas requerendo o ressarcimento dos danos pela venda indevida de mais de 50 lotes dos terrenos dos idosos localizados no bairro Recanto do Lago, e também solicitou junto a Justiça uma liminar para bloquear os bens de André Pires e da construtora que ele representa.
De acordo com a assessoria jurídica, já foi realizada uma reunião com o sr. André Pires, que ofereceu uma proposta em rescindir o contrato e pagar à associação um valor de R$ 100 mil por ano, porém, não foi aceito o acordo e o processo segue na Justiça.
Segundo a assessoria jurídica, trata-se de um dano coletivo dos direitos dos idosos e a associação tem o apoio da Justiça e do Ministério Público.
A Associação dos Deficientes Físicos, Idosos e Carentes do Extremo Sul da Bahia está localizada na rua Dom Pedro II, 249, Centro, em Teixeira de Freitas. Telefones: (73) 3011-6449 e 3263-2227.