ATL divulga lista dos ganhadores do X Prêmio Castro Alves de Literatura – Versão Interna; confira

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) divulgou a lista dos ganhadores do X Prêmio Castro Alves de Literatura – Versão Interna – nas categorias Poema, Crônica e Conto.
Apenas os membros da ATL – efetivos, correspondentes, honorários e beneméritos – participam da Versão Interna do concurso literário que está chegando à sua 10ª edição e premiando os vencedores com medalhas e certificados personalizados.
Na categoria poema, os ganhadores são: Arolda Figuerêdo (1º lugar) com “Sertão”; Cássia Oz (2º lugar) com “As perdas que ficaram”; e Erivan Santana (3º lugar) com “Das quintessências e providências”.
Menções honrosas: Elias Botelho (1ª menção) com “Suavizando a vida”; Castro Rosas (2ª menção) com “Cárcere”; e Athylla Borborema (3ª menção) com “Nada é poesia”.
Na categoria crônica, os ganhadores são: Cristhiane Ferreguett (1º lugar) com “Grupo de família”; Arolda Figuerêdo (2º lugar) com “A descoberta”; e Maurício de Novais (3º lugar) com “Em defesa do casamento”.
Menções honrosas: Joselito Souza Jr. (1ª menção) com “Vou seguir”; Maria Vitória Ruas (1ª menção) com “Esses baianos”; e Erivan Santana (2ª menção) com “Pôr do sol na Barra”; Rubens Amaral (2ª menção) com “A evolução da humanidade”; e Elias Botelho (3ª menção) com “Frustração”.
Na categoria conto, os ganhadores são: Fabiano Novais (1º lugar) com “Santa Ceia”; Maurício de Novais (2º lugar) com “Joana não quer perdão”; e Maria Vitória Ruas (3º lugar) com “Floresta em festa”.
Menções honrosas: Patrícia Brito (1ª menção) com “Pãe”; Elias Botelho (2ª menção) com “Diferença”; e Erivan Santana (3ª menção) com “Amor com amor se paga”.

Os textos inscritos na Versão Interna foram avaliados pelos jurados Edilene Torino, Gabriela Lopes e Jorge Ventura (categoria poema); Denise Santiago, Luiz Otávio Oliani e Martha Tavares Pezzini (categoria crônica) e Carlos Yeshua, Leonardo de Magalhaens e Raimundo Magalhães (categoria conto).
“Minha gratidão aos confrades e confreiras que inscreveram seus textos e meu muito obrigado aos jurados que, prontamente, atenderam a meu chamado para compor as comissões julgadoras”, disse Almir Zarfeg, presidente da Comissão Organizadora.
Raimundo Magalhães, presidente da ATL, celebrou mais essa etapa da 10ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura: “Estamos muito felizes com a participação de todos e todas, acadêmicos e jurados, o que contribui para a edição especial do concurso literário em Teixeira de Freitas e região”.
Os ganhadores da Versão Regional do prêmio serão conhecidos na sessão solene final de 2025, marcada para a noite de 13 de dezembro, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.
“A premiação vai acontecer em fevereiro de 2026, ano que a confraria completa dez anos de fundação, sempre com as bênçãos de Castro Alves”, finalizou Almir Zarfeg.


