Escolinha de Futebol promove inclusão social em comunidade de Alcobaça

Com apoio da Suzano, projeto ganhou novos materiais esportivos e ampliou número de alunos
Com 11 anos de existência, a Escolinha de Futebol de São José de Alcobaça, no Extremo Sul da Bahia, está contribuindo para a formação cidadã e redução da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes da comunidade. O projeto, que atende meninos e meninas com idades entre 5 e 17 anos, ganhou um reforço nas atividades com a aquisição de novos materiais esportivos, por meio do Edital Transformar o Futuro, da Suzano – maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto.
Novos uniformes, chuteiras, bolas, cones e diversos itens de treino, já fazem parte das atividades regulares da entidade. O professor e fundador da escolinha, Breno Miranda, ressalta que o apoio da Suzano possibilitou aumentar o número de jovens atendidos pelo projeto. “Hoje temos 85 crianças e adolescentes, mas novos alunos, inclusive de outras comunidades, também estão chegando devido à melhoria da nossa estrutura de treino. A escolinha é gratuita, não temos fins lucrativos, e a única exigência para participar é estar matriculado em uma escola pública regular”, explica Breno.

O professor lembra que o projeto foi criado em abril de 2014, com apenas nove crianças, e em pouco tempo se tornou o principal projeto social esportivo da localidade. “Mais do que formar atletas, nossa meta é tirar as crianças e jovens das ruas e incluí-los na sociedade como cidadãos de bem, longe das drogas, do álcool e da criminalidade. Nossa comunidade é marcada por altos níveis de violência, um reflexo da vulnerabilidade social das nossas famílias, por isso acredito que podemos ajudar a mudar essa realidade, levando esperança e sonhos para nossas crianças”, ressalta Breno, acrescentando que a escolinha também realiza a doação de cestas básicas, uma vez por mês, para os alunos mais carentes.
A Escolinha de Futebol de São José de Alcobaça já coleciona mais de 20 títulos em campeonatos municipais e regionais, dentre eles o título de campeão da Copa A Gazetinha 2024, importante torneio juvenil que acontece todos os anos no Espírito Santo. Hoje, vários ex-alunos da entidade já jogam no futebol profissional, em diversos estados do Brasil, e esse é o sonho do pequeno Gael Pires, de 9 anos, que entrou na escolinha há sete meses. “Meu sonho é ser jogador de futebol. Eu jogo de atacante, ponta-direita e meia. Sou rubro-negro de coração e quero um dia jogar na base do flamengo”, diz ele.

O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid dos Santos Pereira, ressalta que a empresa apoia diversas iniciativas nas comunidades próximas às operações da empresa. “Estamos empenhados em fomentar os projetos sociais que transformam a vida da população local, por isso mantemos um diálogo muito próximo e de cooperação com as comunidades. A Escolinha de Futebol de São José é apenas uma das 30 iniciativas que a Suzano apoiou por meio do Edital Transformar o Futuro. Foram destinados R$ 1 milhão para o fomento de projetos de Geração de Renda, Cultura, Esporte e Lazer em 26 comunidades do Extremo Sul da Bahia, que contemplaram mais de 8 mil pessoas”, destaca Deivid.
A escolinha de futebol recebeu a visita de uma equipe da Suzano, em agosto deste ano, que pôde conhecer de perto o trabalho realizado pelo projeto. Integraram a comitiva da Suzano: Paulo Rocha e Paulo Santana (Desenvolvimento Social), Elton Santiago (Relacionamento Social), Elisiane Lacerda, Gabriel Vendramini e Francisco Colli (Escritório de Projetos), Tabatta Moreira Andrade (consultora territorial) e Nívia Patrocínio (consultora de projetos).
