Empreendedorismo

Dia do Empreendedorismo Feminino: Suzano apoia iniciativas lideradas por mulheres do campo

18/11/2025 - 14h56Por: Sulbahianews

Empresa ampara diversos projetos com protagonismo feminino que contribuem para o desenvolvimento social no Extremo Sul da Bahia

Na semana em que se comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, a Suzano reforça seu compromisso em investir em programas e projetos sociais com impacto direto na geração de renda e empoderamento feminino. Por meio de parcerias, a companhia tem apoiado diversas iniciativas de negócios promovidos por mulheres do Extremo Sul da Bahia.

De acordo com o Relatório Técnico de Empreendedorismo Feminino 2024 do Sebrae, as mulheres representam 34% dos empreendedores do Brasil — mais de 10,3 milhões de brasileiras à frente de seus próprios negócios. Essa participação tende a crescer nos próximos anos: segundo o Monitor Global de Empreendedorismo 2023, 54,6% dos brasileiros que planejam empreender até 2026 são mulheres. Nesse contexto, iniciativas como as apoiadas pela Suzano são fundamentais para o fortalecimento da autonomia feminina.

Em diversas comunidades rurais do sul baiano, mulheres estão tirando o sustento de suas famílias dos próprios quintais, por meio de projetos denominados “Quintais Produtivos”. Há iniciativas desse segmento em vários municípios, como Teixeira de Freitas e Alcobaça, todos com apoio financeiro da Suzano. Confira algumas iniciativas de destaque:

Produção de Hortaliças

Na Comunidade Arara, em Teixeira de Freitas, um grupo de mulheres rurais tornou os quintais das famílias mais férteis. A ideia foi ampliar a produção agrícola dentro de pequenos terrenos próximos as casas, proporcionando alimentos frescos e de qualidade para consumo próprio e para comercialização. O projeto foi financiado pela Suzano e tem foco na produção de hortaliças como forma de diversificação econômica.

A iniciativa iniciou em 2020 e foi implantada em 13 quintais da comunidade. Adquirimos as mudas e insumos que foram distribuídos para as mulheres participantes do projeto, tivemos orientação técnica para o plantio, adubação e manejo da terra. Desde então, já fornecemos a produção para diversos clientes e programa de alimentação escolar”, ressalta a presidente da Associação de Mulheres Produtoras Rurais na Comunidade Arara, Marleia Pereira Lopes Santos.

O Projeto Quintais Produtivos contou com recursos aportados pela Suzano para aquisição de todo material necessários para implantação das hortas, como telas, sombrites, ferramentas, adubo, sementes, entre outros.

Mandioca e frutas cítricas

Já na Comunidade Bom Jesus, em Alcobaça, o projeto de quintais produtivos recebeu o nome de “Jardim do Éden”. Na localidade, a inciativa é focada na expansão da mandiocultura, principal cultura agrícola da localidade, e na produção de frutas cítricas.

O projeto foi implantado em 25 quintais, com recursos repassados pela Suzano. As mulheres associadas receberam mudas, insumos e orientação técnica. Já tivemos várias colheitas de mandioca e a expectativa é que as frutíferas comecem a produzir em poucos meses”, ressalta a agricultora Priscila de Jesus.

Viabilizado por meio do Edital Transformar o Futuro, da Suzano, o projeto recebeu recursos na ordem de R$ 30 mil.

Hortas familiares

Na Comunidade Pedra D’agua, também em Alcobaça, o projeto Raízes da União incentiva a implantação de hortas familiares, desenvolvido pela associação de produtores locais e financiado pela Suzano. Por meio da iniciativa, 15 mulheres receberam materiais e mudas para a construção de hortas e já conseguem comercializar parte da produção em feiras livres.

Aqui eu produzo de tudo um pouco, desde alface, coentro, salsa e cebolinha, até quiabo, feijão de corda, jiló, abóbora, pimentão e algumas frutas também. Com a horta, eu passei a oferecer alimento saudável para minha família e ainda vender o excedente“, afirma a agricultora Nathania do Vale Lima.

O projeto também foi contemplado com R$ 30 mil do Edital Transformar o Futuro, para aquisição de materiais utilizados para a montagem e manutenção das hortas. “Cada família tem a sua horta particular e montamos também uma horta comunitária para as mulheres, onde trabalhamos juntas”, conta Nathania.

O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid Pereira, ressalta que a empresa apoia diversas iniciativas que visam impulsionar o crescimento da região Sul da Bahia. “Estamos localizados numa região de grande vocação rural, e a companhia está empenhada em fomentar a agricultura familiar, transformando a vida dos pequenos produtores, agregando valores e fortalecendo a produção regional. Entendemos que é papel da Suzano contribuir para um mundo menos desigual, a começar nas regiões onde temos atuação“, completa Deivid.