Oportunidade

Bahia abre vagas para estudantes de baixa renda cursarem medicina em Cuba

12/11/2025 - 14h38Por: Sulbahianews

O Governo da Bahia abriu um novo programa de intercâmbio educacional que vai permitir que 60 estudantes de baixa renda realizem o curso de Medicina em Cuba, com todas as despesas custeadas. A iniciativa, divulgada nesta terça-feira, 11 de novembro, no Diário Oficial do Estado, é promovida pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

As inscrições poderão ser feitas entre 17 e 21 de novembro, exclusivamente pela internet. O projeto é voltado a brasileiros de origem humilde, preferencialmente moradores de áreas rurais, que apresentem engajamento social e participem de movimentos comunitários.

Formação e contrapartida social

O curso terá duração de seis anos, com bolsa integral que cobre matrícula, mensalidades, hospedagem, alimentação, material didático, seguro-saúde, passagens aéreas de ida e volta, além de uma ajuda de custo mensal.

Como contrapartida, os participantes se comprometem a atuar por no mínimo dois anos em comunidades rurais da Bahia após a conclusão e validação do diploma no Brasil, fortalecendo o atendimento médico em regiões de difícil acesso.

Critérios e seleção

O processo seletivo será conduzido pela Uneb e levará em conta:
análise do histórico escolar (médias de Português e Matemática);
validação da documentação exigida;
e a avaliação da Carta de Intenção apresentada pelos candidatos.

Entre os requisitos obrigatórios, é preciso:

ser brasileiro e, preferencialmente, residente em área rural baiana;
ter concluído o ensino médio até a data da inscrição, preferencialmente em escola pública;
ter completado 18 anos;
possuir passaporte válido;
comprovar baixa renda e atuação comunitária por meio de carta de recomendação.

Os resultados e demais informações estão disponíveis nos canais oficiais da Sesab e da Uneb, onde também será publicado o link de inscrição.