Cultura
japonesa

Teixeira de Freitas sedia seu 1º Festival da Cultura Japonesa – Bon Odori

08/11/2025 - 15h36Por: Sulbahianews

Teixeira de Freitas celebra neste fim de semana a rica tradição e os encantos da cultura japonesa com a realização do 1º Festival da Cultura Japonesa – Bon Odori, promovido pelo grupo Bon Odori.

O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, além de parcerias com a Granfinalle, Laboratório Santa Amélia, dentre outros incentivadores. O festival acontece neste sábado e domingo, 8 e 9 de novembro, no Clube Kaikan, e marca um importante momento de valorização da história da imigração japonesa no extremo sul da Bahia.

A programação é variada e reúne atrações para todas as idades, incluindo oficinas de culinária japonesa com o chef Rodrigo Ávila, além de oficinas de shodô (caligrafia japonesa) e origami ministradas pela professora Mai, da Escola da Anisa. O público também poderá prestigiar apresentações de dança, artes marciais, cosplay, música tradicional japonesa e muito mais.

De acordo com Glória Yamashita, uma das coordenadoras do grupo Bon Odori em Teixeira de Freitas, o festival é uma oportunidade de aproximação entre culturas: “Esse vai ser o nosso primeiro Bon Odori em Teixeira de Freitas, que é um festival da cultura japonesa. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas conheçam a nossa cultura, a nossa culinária, que vai muito além do sushi e sashimi. Teremos oficinas, apresentações de dança, música e tambor japonês. Queremos que todos vivenciem essa experiência”, destacou.

O prefeito Marcelo Belitardo participou da abertura do festival e ressaltou a importância da celebração e o valor histórico da comunidade japonesa na cidade: “A comunidade japonesa fez parte e faz parte da história de Teixeira de Freitas. O Bon Odori é um evento que celebra essa cultura, e fico muito feliz em ver esse reconhecimento. É um momento de valorização e integração cultural”, afirmou.

Já a secretária de Cultura e Turismo, Penélope Belitardo, destacou que o festival representa um marco para a cidade: “Nossa cultura está sendo fortalecida e reconhecida. Teixeira de Freitas é uma mistura de influências, e a presença japonesa é parte importante dessa identidade. Ter o primeiro Bon Odori aqui representa o fortalecimento da nossa cultura, e isso me deixa muito feliz”, disse.

Com muita música, gastronomia, arte e tradição, o Festival Bon Odori promete um fim de semana de imersão cultural e convivência entre povos, celebrando as raízes japonesas que ajudaram a construir a história de Teixeira de Freitas.

Galeria de fotos

ver todas (40)