Enem 2025

Primeiro dia do Enem é neste domingo; confira orientações importantes

08/11/2025 - 14h36Por: G1

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos próximos dois domingos, 9 e 16 de novembro. O candidato deve estar familiarizado com as orientações para o exame, incluindo o que pode e o que não pode levar no dia.

Ter consigo objetos proibidos ou descumprir as regras do edital pode resultar em eliminação, mesmo que o estudante tenha se preparado o ano inteiro.

A seguir, veja o que é obrigatório, o que é permitido e o que deve ficar de fora da sala de prova.

Itens obrigatórios para fazer o Enem

-Documento de identificação válido, físico ou digital; deve ser original e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado;

-Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente — é o único material aceito, tanto para rascunho quanto para preencher o gabarito; leve mais de uma unidade em caso de possíveis falhas.

Precisa levar o cartão de confirmação da inscrição? Não é obrigatório, mas é recomendado pelo Inep. No documento, constam as informações sobre local de prova, idioma escolhido (inglês ou espanhol) e atendimento especializado (se houver). Durante a prova, o papel deve ficar guardado.

O candidato também pode levar a Declaração de Comparecimento impressa, caso precise justificar sua presença no exame. O material também deverá ser guardado no momento da prova.

O que pode levar no dia do Enem

-Lanche, água e bebidas não alcoólicas podem ser consumidos durante a prova; o ideal é que estejam em embalagens transparentes e sem rótulos;

-Artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais;

-Máscara facial de uso preventivo.

Os demais itens até podem entrar com o estudante na sala de prova, mas deverão ficar embaixo da carteira ou dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos aplicadores, devidamente lacrado e identificado.

-Eletrônicos devem estar desligados. Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.

Pode levar bolsa ou mochila? Sim, o edital do Enem não proíbe. Mas, uma vez dentro da sala de aplicação, a mochila deve ser colocada debaixo da cadeira e não pode ser manuseada. Tudo que for ser utilizado durante a prova, como documento, canetas, água e lanche, deve ficar fora da bolsa.

O que levar para comer? Além de uma garrafa de água (em embalagem transparente), o ideal é levar alimentos que deem energia, mas que sejam leves, como barrinhas de cereal, castanhas, chocolates, biscoitos simples ou sanduíche natural.

Evite comidas gordurosas e muito doces. Para não atrapalhar a própria concentração e a de outros candidatos, fuja também de alimentos com cheiro forte ou em embalagens barulhentas.

O que não pode levar no dia do Enem

Os seguintes itens deverão ser guardados no envelope porta-objetos ou embaixo da carteira:

-Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;

-Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;

-Livros, bula, manuais, impressos, anotações;

-Protetor auricular;

-Relógio de qualquer tipo;

-Quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, Ipod®, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar;

-Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;

-Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;

-Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Sobre o Enem 2025

O Enem 2025 será aplicado em dois domingos de novembro (menos em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro).

9 de novembro

45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);

45 questões de ciências humanas; e

redação.

16 de novembro

45 questões de matemática; e

45 questões de ciências da natureza.

Horários de aplicação (no fuso de Brasília)

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início da prova: 13h30

Fim da prova no 1º dia: 19h

Fim da prova no 2º dia: 18h30

O candidato só poderá deixar o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.