Conflito que deixou pai e filho mortos em Itamaraju é destaque no Jornal Nacional

O conflito ocorrido na manhã desta terça-feira, 28 de outubro, na zona rural de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, foi destaque na edição do Jornal Nacional, exibido pela TV Globo. Pai e filho morreram e uma terceira pessoa ficou ferida durante um confronto entre indígenas e assentados na região da Associação Córrego da Barriguda, também conhecida como “Pedra Mole”. Quatro pessoas foram presas suspeitas de participar do ataque.

As vítimas fatais foram identificadas como Amauri Sena dos Santos, de 37 anos, e Alberto Carlos dos Santos, de 60. Joabson Lima Alves dos Santos, também filho de uma das vítimas, foi socorrido e levado para um hospital da região, onde permanece em estado grave.

De acordo com a Polícia Militar (PM), foram apreendidos com os suspeitos uma pistola, espingardas, carregadores, munições e um veículo. Três deles foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma, enquanto o quarto suspeito confessou envolvimento no ataque e afirmou ter sido recrutado pelo mandante do crime. Ele foi autuado por homicídio, duplo homicídio e tentativa de homicídio.
Ainda conforme a PM e o coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Cacique Aruã Pataxó, o confronto aconteceu durante uma tentativa de “retomada de área” realizada por indígenas dentro dos limites da Terra Indígena Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal.
O território é identificado e delimitado pela Funai desde 2008 e fica localizado entre a BR-101 e o Parque Nacional do Monte Pascoal. Já o Assentamento Córrego da Barriguda é um projeto de reforma agrária criado na década de 1990, onde vivem cerca de 36 famílias.
Equipes da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Força Integrada reforçaram a segurança na região após o confronto. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Itamaraju.


