19º Festival Gastronômico e Cultural de Prado encerra com sucesso, celebrando sabores, cultura e identidade

Com o tema “Colhido no Campo, Escolhido na Feira”, o 19º Festival Gastronômico e Cultural de Prado encerrou neste fim de semana reafirmando sua força como um dos maiores eventos gastronômicos da Bahia. Realizado pela APRHOPE, Prefeitura de Prado e Sebrae, o festival teve co-realização do Senac Bahia e apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura, Trabalho, Emprego e Renda, e da Bahia Pesca. O evento contou ainda com o patrocínio do Banco do Nordeste| Governo Federal, além da Reserva da Barra, Paje Empreendimentos e Porto Índio e diversos parceiros.
Durante onde dias de programação, o festival movimentou Prado, Cumuruxatiba, Guaratiba e Corumbau, promovendo uma verdadeira celebração de sabores, cultura e pertencimento.

Em Cumuruxatiba, o Festival na Praça foi um dos grandes destaques desta edição. A charmosa vila se transformou em um palco de experiências, reunindo música, gastronomia, cultura e saberes locais. A programação contou com a Feira da Economia Solidária, uma parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Setre), que valorizou o artesanato indígena, a economia criativa e a agricultura familiar, conectando produtores, artistas e empreendedores locais.
Os restaurantes participantes também levaram seus pratos à praça, aproximando o público dos sabores do festival. Entre as atrações culturais, a tradicional Puxada de Rede emocionou a todos, reafirmando o valor da história e da identidade da comunidade pesqueira. E a noite ganhou um brilho especial com o show vibrante da banda Omo Oba, atração viabilizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que encantou o público com uma apresentação repleta de ancestralidade e energia.
Outro grande destaque foi a Cozinha Show “Sabores da Feira”, realizada em parceria com o Senac Bahia e a Bahia Pesca. O espaço promoveu uma verdadeira imersão no universo da gastronomia, com demonstrações ao vivo conduzidas por chefs e educadores do Senac, valorizando ingredientes da agricultura familiar e produtos do mar. A ação foi um convite à troca de saberes, à sustentabilidade e ao reconhecimento dos produtores locais que dão origem aos sabores do território pradense.
O encerramento do festival, no dia 19 de outubro, foi marcado por um espetáculo à altura da sua grandiosidade. A banda Omo Oba retornou ao palco, desta vez na Praça da Matriz, em Prado, para um show memorável que reuniu milhares de pessoas e encerrou o evento de forma magistral — já deixando no ar o gostinho para a próxima edição, em 2026, quando o festival celebrará 20 anos de histórias, sabores e conquistas.
E para a alegria do público, devido ao grande pedido de turistas e moradores, a venda dos pratos do Festival Gastronômico e Cultural de Prado continuará até o próximo domingo, dia 26 de outubro. Quem ainda não aproveitou, ainda tem tempo de saborear as delícias do festival nos restaurantes participantes em Prado, Cumuruxatiba, Corumbau e Guaratiba.
Mais do que um evento gastronômico, o Festival Gastronômico e Cultural de Prado se consolida como uma estratégia de desenvolvimento local e fortalecimento da economia criativa, conectando campo, feira e mesa, e celebrando o que Prado tem de mais genuíno: sua gente, seus sabores e sua identidade.


