Incendiário responsável por prejuízo de R$ 40 milhões é preso em operação da Polícia Civil

Uma operação integrada entre as Polícias Civis da Bahia e do Espírito Santo resultou na prisão de um homem de 54 anos, na manhã da última terça-feira, 21 de outubro, no município de Linhares (ES). O investigado é apontado como o autor de uma série de incêndios de grandes proporções registrados entre 2023 e 2025 em áreas de florestas e pilhas de madeira nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus (ES), além de Nova Viçosa.
O mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão foi expedido pela Vara de Jurisdição Plena de Nova Viçosa, sob determinação do juiz Renan Souza Moreira. A ação é fruto de um trabalho de investigação de longo prazo, que contou com uso de tecnologia avançada e recursos de monitoramento para identificar e localizar o suspeito.
De acordo com a Polícia Civil, os incêndios atribuídos ao suspeito. causaram prejuízos estimados em cerca de R$ 40 milhões, afetando diretamente produtores da região e provocando ainda a interdição temporária das BRs 101 e 418, além de danos ambientais significativos, como contaminação do solo e do ar.
Após ser preso, o homem foi conduzido à Delegacia Regional de Linhares, onde prestou depoimento e, em seguida, foi encaminhado ao presídio local. Ele permanecerá à disposição da Justiça da Bahia, que conduz o processo criminal.
As autoridades destacam que o trabalho conjunto entre as corporações dos dois estados foi essencial para o desfecho da investigação, encerrando um ciclo de crimes que gerava prejuízos econômicos e ambientais há pelo menos três anos.


