EJA abre novas vagas para estudantes na Rede Municipal em Teixeira de Freitas

A partir da próxima segunda-feira (28), estarão abertas as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de Teixeira de Freitas. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, oferece essa oportunidade com o objetivo de acolher e educar jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental na idade regular.
Para se inscrever, é necessário ter 15 anos completos ou mais. No ato da matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar ou declaração da última escola onde estudou (caso não tenha procure a escola).
Os estudantes menores de 18 anos devem estar acompanhados por pais ou responsáveis legais.
As coordenadoras técnicas da EJA, professoras Eliene Costa Santos e Debiene Pires, explicam que o ensino é ofertado em formato modular, conclusão de uma série a cada seis meses, o que facilita a continuidade dos estudos e a conclusão de uma série em menos tempo:
“Trabalhamos com a EJA modular. São dois segmentos e nove módulos que correspondem ao Ensino Fundamental I e II. Os módulos do I ao V(Fundamental I) vão do 1º ao 5º ano, e os módulos VI ao IX(Fundamental II) vão do 6º ao 9º ano”, detalham.
As matrículas devem ser feitas diretamente nas unidades escolares da rede pública municipal que oferecem a modalidade EJA:
• Escola Municipal São Lourenço, no bairro São Lourenço;
• Escola Municipal Genivaldo Bispo, no bairro Luís Eduardo;
• Escola Municipal Alcenor Barbosa, no bairro Castelinho;
• Escola Municipal Geni Guerra, no bairro Colina Verde
• Escola Municipal João Alves de Macedo, na comunidade Santo Antônio
A Secretaria de Educação reforça que a EJA é uma oportunidade essencial para que os cidadãos possam conhecer novos caminhos, retomar os estudos e construir novas possibilidades por meio da aprendizagem. Além do acesso ao ensino, o programa promove inclusão, dignidade e cidadania para todos.
Para mais informações, procure a escola mais próxima que oferece a EJA ou entre em contato com a Secretaria de Educação.