policial
Prado e Caraíva: Operação tem 5 suspeitos mortos, apreensões de fuzis, rifle e drogas

Porto Seguro e Prado foram palco, nesta quarta-feira, 23 de julho, de uma megaoperação deflagrada por forças de segurança estaduais e federais com o objetivo de desarticular uma organização criminosa armada, envolvida em homicídios, tráfico de drogas e intimidação a comunidades indígenas da região. A ação, batizada de Operação Vértice Zero, ocorreu em pontos estratégicos dos dois municípios, incluindo áreas sensíveis como a Aldeia Xandó e Caraíva.
Em um esforço coordenado, a ofensiva resultou em apreensões e prisões. Foram retirados de circulação cinco fuzis, quatro pistolas, um revólver e um rifle, além de 930 munições calibre 5.56, 47 de 7.62 e outras de calibres diversos. No combate ao tráfico de drogas, os agentes localizaram 3,5 kg de cocaína, 1,5 kg de ecstasy, 16,7 kg de maconha e 77 gramas de crack. Duas motocicletas com restrição de furto ou roubo também foram recuperadas.
Até o momento, a operação contabiliza cinco prisões, dois mandados de prisão cumpridos e cinco indivíduos que reagiram à abordagem e foram neutralizados pelas equipes.
A Vértice Zero mobilizou um grande contingente, integrando a Polícia Federal, Força Nacional, Secretaria da Segurança Pública da Bahia, Polícia Militar da Bahia — com efetivos do Comando de Policiamento Regional do Extremo Sul (CPR-ES), da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (CPME) e da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) — e a Polícia Civil, por meio da 23ª e 8ª Coordenadorias Regionais (COORPIN), além da CORE (Coordenação de Operações e Recursos Especiais).
A operação segue em curso e reforça o compromisso das autoridades com o combate efetivo ao crime organizado e a proteção das comunidades tradicionais do extremo sul baiano.