Investigação

Corpo de guia de turismo morto durante operação policial em Caraíva é exumado

24/05/2025 - 17h21Por: G1 BA

O corpo do guia turístico Victor Cerqueira Santos Santana, de 28 anos, que morreu durante uma operação policial, em Caraíva, distrito turístico localizado em Porto Seguro, no extremo sul do estado, foi exumado na manhã deste sábado (24), no Cemitério municipal de Itabela.

Segundo a defesa da família de Victor Cerqueira, a exumação foi autorizada pela Justiça após solicitação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que instaurou um Procedimento Investigativo Criminal (PIC) para apurar, de forma independente, as circunstâncias da morte de Victor.

Ainda segundo a defesa da família do guia de turismo, a realização do procedimento tem como objetivo aprofundar a perícia sobre a causa da morte e esclarecer a dinâmica da ação policial.

Os restos mortais foram levados para a Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis, onde será feita uma nova análise técnico-científica, para verificar possíveis contradições na versão oficial.

Relembre o caso

Victor Cerqueira Santos Santana foi baleado em uma ação que envolveu as polícias Militar e Federal no dia 10 de maio e tinha como objetivo cumprir o mandado de prisão contra um homem conhecido como Alongado, suspeito de liderar uma facção criminosa em Caraíva. Alongado resistiu a prisão, foi baleado e morreu.

Vitinho, como o guia de turismo era conhecido na região, foi apontado como “segurança” de Alongado. No entanto, familiares de Victor Cerqueira acreditam que ele tenha sido confundido com outro homem. Os parentes do guia explicam que ele e o suspeito compartilhavam o mesmo apelido: Vitinho.