Saúde
ocular

COE: Dr. Everton Sandes esclarece que glaucoma exige atenção e exames regulares

13/02/2025 - 09h34Por: Sulbahianews

O glaucoma é uma doença silenciosa e progressiva que pode levar à perda irreversível da visão. Para aqueles que possuem histórico familiar, a atenção deve ser redobrada. O oftalmologista Dr. Everton Sandes destaca a importância do acompanhamento preventivo, especialmente para quem tem parentes próximos diagnosticados com a doença.

O glaucoma não tem uma causa definida, mas o fator genético é determinante. Se há casos na família, existe uma grande possibilidade de outros parentes desenvolverem a doença, podendo atingir até a quinta geração“, explica o especialista.

Antes, os exames preventivos eram indicados a partir dos 40 anos para quem tinha histórico familiar, mas isso mudou. “Hoje, conseguimos diagnosticar casos em pacientes com 20, 22 anos e até 18 anos. Por isso, é essencial que quem tem casos de glaucoma na família faça exames oftalmológicos pelo menos uma vez por ano e informe ao médico sobre esse histórico”, alerta Dr. Everton.


O diagnóstico do glaucoma não pode ser feito apenas com o exame de rotina no consultório. “O oftalmologista pode levantar uma suspeita e, a partir daí, solicitar exames mais aprofundados para confirmar a doença e indicar o tratamento adequado”, explica.

A melhor forma de evitar danos à visão é a detecção precoce e o acompanhamento contínuo. No COE, os pacientes contam com tecnologia de ponta e uma equipe especializada para diagnosticar e tratar o glaucoma com segurança e precisão.

O COE fica localizado na Av. Pres. Getúlio Vargas, 3588, Centro – Teixeira de Freitas – BA. Cuidar da visão é um compromisso com o futuro. Fone: (73) 3291-1361 site: www.coedayhospital.com.br. Instagram: coeoftalmologico.