Teixeira registra quase 3.800 casos de arboviroses em 90 dias; 3 mortes estão em investigação

De janeiro a março de 2024, Teixeira de Freitas registrou 3.797 casos de arboviroses. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, na última semana de março foram registrados 505 novos casos de dengue, zika e chikungunya no município teixeirense.
Mesmo com números alarmantes, recentemente houve queda de 30,1% no número de casos e 48% na curva de incidência. Atualmente, Teixeira de Freitas se encontra em nível de alerta 2 (bandeira laranja) devido aos óbitos em investigação.
No município houve 1 óbito de um homem de 33 anos com comorbidades, por chikungunya e mais três estão em investigação na câmara técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) por possível relação com chikungunya.
De acordo com o último censo de ocupação de leitos, há 4 pacientes nas enfermarias das redes pública e privada e nenhum em leitos de UTI. Na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), há uma criança e uma gestante internadas.
Confira abaixo o ranking de bairros com maior ocorrência de arboviroses da última semana de março:
São Lourenço – 54 casos
Bela Vista – 44 casos
Jardim Caraípe – 22 casos
Teixeirinha – 22 casos
Kaikan – 21 casos
Nesta quarta-feira, 3 de abril, inicia a vacinação contra essas arboviroses. O público-alvo inicial da ação consiste em pessoas de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias que não tiveram dengue nos últimos seis meses. É extremamente necessário estar atento à presença de sinais e sintomas de arboviroses nestes períodos e no momento antes da vacinação.
A vacina contra a dengue apresenta uma série de benefícios como proteger contra os quatro tipos do vírus da dengue, reduzindo significativamente o risco de desenvolver formas graves da doença e protegendo por um período maior.
Os menores precisam estar acompanhados pelos pais e/ou responsáveis ou qualquer
adulto maior de 18 anos no momento da vacinação. Caso apresente histórico de alergia, os menores vacinados precisam aguardar 30 minutos na unidade; caso não apresente, 15 minutos.
Confira os postos de saúde que irão iniciar a aplicação da tetravalente nesta quarta-feira, 3, das 13 às 17 horas:
Bela Vista 2
Bela Vista 3
Caminho do Mar
Castelinho
Centro
Centro de Diagnose
Colina Verde
Complexo Ubirajara
Estância Biquíni
Jardim Caraípe
Jerusalém
Kaikan Sul
Liberdade 2
Monte Castelo
Novo Jerusalém
Nova América
Ouro Verde
Redenção
Residencial Castelinho
Santa Rita
São Lourenço 4
Tancredo Neves 1
Teixeirinha
Ulisses Guimarães
Urbis
Vila Caraípe
Vila Vargas
Vila Verde