Dia D: Campanha solidária mobiliza doadores de sangue em Teixeira de Freitas

A ação realizada neste sábado, 25 de novembro, no Hemoba de Teixeira de Freitas foi o ‘Dia D’ da 11ª edição da Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Rotary – Clube Teixeira de Freitas/Distrito 4391, em parceria com as lojas maçônicas – Liberdade Igualdade Fraternidade, Redenção do Extremo Sul, Caridade e Sigilo e a Vila-Lobos -, com apoio da prefeitura municipal e empresários locais.

A iniciativa é realizada junto a Semana Nacional do Doador de Sangue que este ano trabalha a o tema, “Somos todos do mesmo sangue”, com o objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

A ação, que começou no dia 23 e vai até o dia 28, é inédita e visa a destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Rubens Ferraz, secretário do Rotary, explica que assim como a mobilização nacional, a campanha local tem como objetivo, conscientizar a população sobre o ato de amor ao próximo, a doação de sangue, além de aumentar o estoque neste fim de ano, quando há uma queda relativa nas doações.

O chefe da Divisão do Banco de Sangue do Hemoba, unidade Teixeira de Freitas, Zilton Pereira, destacou a importância das campanhas e das parcerias para manter o estoque do banco de sangue. Zilton ressaltou ainda, que a doação se torna ainda mais importante neste período, quando há uma maior preocupação com relação à pandemia e aos índices de acidentes no fim de ano, “uma bolsa de sangue pode doar até quatro vidas”, enfatizou.

Durante a ação neste sábado, os doadores foram recepcionados com café da manhã e também receberam uma camisa da campanha após a doação.

Raisa Amorim é doadora há mais de 10 anos e contribuiu para a manutenção do estoque do banco de sangue mais uma vez neste sábado. Ela conta que se tornou doadora após perder um familiar que precisava de uma transfusão em Teixeira de Freitas e precisou ser transferido para Vitória/ES, mas acabou não resistindo por conta da demora na realização do procedimento, “o importante é salvar vidas”, destacou ela ressaltando que várias pessoas têm sido salvas com o ato de amor ao próximo.