mais
Indicação: será que o ‘galpão misterioso’ de Teixeira finalmente será utilizado?

Após 34 anos, uma proposta apresentada na sessão da Câmara Municipal, pode, enfim, dar uma real finalidade para o conhecido ‘galpão misterioso’, em Teixeira de Freitas.
É que nesta quarta-feira, o presidente da Casa, Marcos Belitardo, apresentou no plenário legislativo a Indicação 92/2021, pedindo à prefeitura que construa na área em frente ao Cemitério Jardim da Saudade a Praça da Juventude, utilizando o galpão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
A ideia é que além de equipamentos esportivos e área para recreação, a Praça da Juventude conte com um auditório com capacidade para cem pessoas, um anfiteatro para aproximadamente 1 mil pessoas, além de uma área de convivência comunitária para realização de atividades culturais e de inclusão digital.
Construído entre 1986 e 1987, o galpão foi idealizado com a finalidade de armazenar grãos como ferramenta da agricultura local, no entanto, não há registros de seu funcionamento.
Uma suspeita, ainda em 1987, de que a construção do empreendimento tenha contado com irregularidades em seu processo licitatório, segundo o Jornal do Estado de São Paulo, pode ter sido o motivo pelo qual ele permanece inativo.
O galpão de Teixeira de Freitas e um outro com estrutura parecida, construído em Ribeira do Pombal, teriam custado 100 milhões de cruzeiros em um processo licitatório duvidoso. Sendo sua construção vinculada na época, a ‘Máfia dos Grãos’.