Luto: Professor José Pereira morre de Covid-19 no Rio de Janeiro

O professor, José Pereira da Silva, 73 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira, 8 de junho, após contrair a Covid-19 no Rio de Janeiro.
Mineiro radicado na capital carioca, o professor José Pereira mantinha um relacionamento colaborativo com o campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Teixeira de Freitas, onde chegou a ministrar aulas como professor convidado.
Ainda na UNEB, mesmo aposentado, ele colaborava com o Departamento de Educação e atualmente auxiliava alunos do GEICEL – Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens do Campus X.
Nas redes sociais, amigos do professor e admiradores do seu trabalho, lamentaram o falecimento, “grande e ímpar figura humana intelectual e ético, José Pereira da Silva, pouco reconhecido nesse país tão carente de pessoas como ele, mas sempre muitíssimo reconhecido e respeitado pelo meio acadêmico, pelo CIFEFIL (Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos), que dirigia desde sua fundação, admirado e querido pelos alunos de Letras e colegas professores da UERJ e da UVA , principalmente”, escreveu uma internauta.
José Pereira era mestre em Linguística e Filologia e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Língua e Literatura em Portugal no século XVI pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá, e licenciatura em Letras (Português/Literatura) pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Era aposentado como Professor Adjunto pela Universidade dos Estado do Rio de Janeiro e diretor-presidente do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos.