no brasil
Seleção baiana é convocada para o Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes

A seleção baiana já está pronta para a sétima edição do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). Maior evento de poker por equipes do hemisfério sul, o CBPE foi idealizado pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) em 2013 e marcou o início de uma nova era no esporte das cartas no Brasil.
Na edição passada, além da Bahia, mais 19 Estados participaram do CBPE e propiciaram um evento histórico para toda a comunidade do poker brasileiro. O time baiano teve bom desempenho e alcançou pela primeira vez na história a segunda fase do evento, terminando a competição na 11ª posição.
A próxima edição do CBPE será disputada entre dias 17 e 18 de julho, durante o BSOP Winter Millions, etapa que acontecerá em São Paulo (Sheraton WTC).
Sérgio Nascimento, técnico da seleção baiana na última edição em 2018, foi escolhido novamente pela Federação Baiana de Texas Hold’em (FBTH) para comandar a equipe nessa próxima edição do CBPE.
A grande novidade na convocação de Sérgio ficou por conta do competidor Gabriel Bonfim, que conseguiu grandes resultados em eventos ao vivo nos últimos meses.
No BSOP Millions de 2018, maior evento do poker latino-americano, Gabriel mostrou porque é um dos melhores competidores do Nordeste e venceu o torneio 6-Handed, um dos eventos mais desafiadores do Millions.
“Eu nunca imaginei que iria acontecer um negócio desses, cravar um torneio no Millions. Me dá mais confiança para continuar minha carreira, jogar mais torneios”, contou ele.
Em 2019, Gabriel começou com tudo e garantiu o bicampeonato do torneio 6-Handed no BSOP Iguazu. Após o título, o baiano adotou um discurso humilde e destacou seu ótimo momento no poker nacional.
“Eu me preparei muito para chegar nesse momento e conseguir jogar meu melhor. Eu me sinto no meu melhor momento. Não posso também me cegar no jogo, sei que não sou tão bom assim, estou procurando meu espaço no cenário nacional, mas sempre sonhei com isso aqui, a vida inteira. É muito importante para mim o troféu, mais importante do que o dinheiro hoje, isso para mim é a realização de um sonho”, o atleta afirmou em uma entrevista ao site SuperPoker.
Além de Gabriel, o técnico do time baiano convocou os seguintes competidores: Ciro Gomes, Juninho Calazans (campeão da Liga do Interior 2018), Leandro Shymansk (campeão baiano 2018), Leandro Barreto (vice-campeão baiano 2018) e Marcele Brito (campeã Ladies 2018).

Poker baiano vive uma das melhores fases de sua história
O poker baiano ainda tem outros motivos para comemorar. Em abril deste ano, Salvador foi palco da terceira etapa do BSOP, fazendo jus ao título de uma das cidades mais turísticas do país e representando o Nordeste pela terceira vez na história do Campeonato Brasileiro de Poker.
Na ocasião, Sérgio Nascimento (técnico da seleção baiana) aproveitou o apoio da torcida e por pouco não ficou com o título do evento principal, terminando a etapa soteropolitana na segunda colocação — sua melhor participação em uma etapa nacional.
Nascimento pode brilhar na versão ao vivo, mas o grande destaque da região na modalidade online fica com o soteropolitano Pablo Brito Silva. De acordo com o ranking do prestigiado PocketFives (portal com conteúdo em inglês), o atleta é o melhor competidor de poker online do Brasil. Além disso, Pablo aparece no ranking global do site entre os 16 melhores do mundo.

Em maio deste ano, Pablo demonstrou seu alto nível esportivo ao conquistar a primeira colocação de uma das etapas do SCOOP (Spring Championship of Online Poker), amplamente considerado um dos principais circuitos do poker online mundial.
O baiano ajudou o Brasil a terminar o SCOOP 2019 com 36 vitórias, na liderança no ranking de disputa por países, deixando Reino Unido (19 conquistas), Rússia (19 conquistas), Canadá (16 vitórias) e Alemanha (14 vitórias) bem para trás.
Futuro promete muitas conquistas
Consolidado no Nordeste com uma das principais forças da região, presente no calendário do principal circuito de poker da América Latina e com representantes de peso no cenário internacional e nacional, o poker baiano parece estar na direção certa para se firmar com uma grande potência no cenário nacional.