Mobilidade

Motolâncias do Samu vão aumentar chance de sobrevivência em Teixeira

31/05/2017 - 15h20Por: Sulbahinews/Uinderlei Guimarães

A necessidade de uma resposta operacional rápida, eficaz e segura por parte do SAMU 192, fez surgir o serviço em motos, também conhecido como Motolância.

Com tempo de resposta bem menor, a Motolância busca a excelência do atendimento com solução para locomoção mesmo em condições de tráfego ruins nas grandes cidades e também para o difícil acesso em áreas remotas, ou na zona rural.

Testes já comprovaram o serviço com uso de motocicletas chega mais rápido à ocorrência em média, cerca de 3 a 5 minutos antes da ambulância. Tempo que pode definir a manutenção da vida. De acordo com estudos, em um atendimento de emergência, cada minuto sem socorro acarreta em 10% de complicações ao estado de saúde do paciente.

Nesta quarta-feira, 31 de maio, o vereador Marcos Belitardo, apresentou na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a indicação 424 pedindo a prefeitura que encaminhe para a Casa Legislativa um Projeto de Lei para implantação das Motolâncias do Samu.

Teixeira já conta com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência desde agosto de 2010, segundo a Portaria do Ministério da Saúde, 2.971, de 8 de dezembro de 2008, a instituição do veículo motocicleta como integrante da frota de intervenção do Samu partiu da dificuldade de tráfego nos grandes centros urbanos ou nas áreas de difícil acesso para as ambulâncias do serviço.

Na prática, para oferecer o atendimento é necessário o trabalho em dupla, cada moto é pilotada por um enfermeiro monitorado a distância pelo médico regulador até a chegada da ambulância com os demais equipamentos de socorro.

A indicação e anteprojeto de Marcos Belitardo foram aprovados em plenário e deverão ser encaminhados para análise do poder Executivo.


Deixe seu comentário